A Xiaomi revelou uma versão hardcore do sedan elétrico SU7, concebida para superar o Porsche Taycan Turbo GT em Nurburgring.
O protótipo do Xiaomi SU7 Ultra tem uma carroçaria em fibra de carbono, aerodinâmica avançada e um trio de motores elétricos com uma potência combinada de 1548 CV.
O veículo elétrico de alto desempenho foi apresentado na China como um protótipo único, mas uma versão de produção poderá seguir-se no futuro. Fotos de espionagem recentes mostraram um carro de teste camuflado a ser testado no Inferno Verde, embora com um bodykit significativamente menos agressivo.
Visualmente, o Xiaomi SU7 Ultra parece uma versão de corrida do SU7, mantendo o rosto inspirado na McLaren e as referências óbvias do Porsche Taycan, mas adicionando para-lamas mais largos, para-choques de estilo turístico, um grande divisor e uma enorme asa traseira, capaz de produzir até 2.145 kg (4.729 lbs) de força descendente.
O EV é alimentado por três motores elétricos fabricados pela Xiaomi que produzem uma potência combinada de 1548 CV. São mais 440 CV do que o rival Taycan Turbo GT e mais 283 CV do que o Zeekr 001 FR. Ao mesmo tempo, o protótipo pesa 1.900 kg, o que o torna significativamente mais leve em comparação com os seus concorrentes com especificações de produção.
A energia é fornecida por uma bateria CATL Qilin 2.0, que apresenta uma taxa de descarga máxima de 1.330 kW, tornando-a adequada para a pista. De acordo com a Xiaomi, o SU7 Ultra acelera dos 0-100 km/h em 1,97 segundos, dos 0-200 km/h em 5,97 segundos e dos 0-300 km/h em 15 segundos, antes de atingir os 350 km/h.
A potência de travagem é assegurada pelos travões AP Racing de alto desempenho, auxiliados pelo sistema de travagem regenerativa. A força máxima de desaceleração é de 2,36G, chegando a uma paragem total a partir dos 300 km/h (186 mph) em apenas 15 segundos.
A Xiaomi quer levar o SU7 Ultra para Nurburgring em outubro, com o objetivo de superar o tempo de volta de 7:07.55 do Porsche Taycan Turbo GT e de 7:25.23 do Tesla Model S Plaid. No entanto, estes são ambos veículos de produção, pelo que, para se qualificar para um recorde, o protótipo tem de bater o melhor tempo de sempre de 6:05.336 conseguido pelo Volkswagen ID.R totalmente elétrico.