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Chama-se Shimoyama e é a pista da Toyota para testes até ao ponto de rutura

Tal como muitos outros fabricantes, a Toyota tem um centro de desenvolvimento de modelos desportivos no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

No entanto, o presidente da Toyota Motor Corporation, Akio “Morizo” Toyoda, sempre quis ter a sua própria pista de testes para automóveis desportivos e de competição no Japão.

O seu sonho acaba de ser concretizado com a abertura do novíssimo Centro Técnico Toyota de Shimoyama: “Trata-se de conduzir nas estradas, partir e reparar… fazer isso vezes sem conta é a forma de fazer melhores carros”, explicou Toyoda. E estreou-o ao capotar um GR Yaris.

O complexo de Shimoyama tem pistas de todos os tipos: uma reta de cinco quilómetros para testar as velocidades máximas, um circuito de rua concebido para testar veículos autónomos, secções de estrada que simulam os pavimentos de diferentes partes do mundo e até um circuito de rali para conduzir em terra batida. Foi aí que Toyoda capotou (ver vídeo abaixo).


As instalações foram construídas com a cooperação da Toyota e da cidade de Okazaki, na província de Aichi. A primeira pista de terra do complexo foi construída em 2019 e a primeira pista de testes foi concluída em 2021.
Os primeiros a utilizar o complexo foram os engenheiros da Lexus e da Toyota Gazoo Racing, para o desenvolvimento dos seus modelos mais desportivos. A inauguração incluiu uma exibição do veículo capotado pelo “Morizo”.

É um começo. É aqui que podemos fazer o que sempre quisemos fazer, mas não podíamos porque tínhamos de viajar para muito longe com os nossos modelos e engenheiros, por isso é aqui que começamos a descobrir como utilizar estas instalações”, acrescentou Morizo.

 

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