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“Há um novo construtor de supercarros no bairro”. A Nilu27, uma marca fundada por Sasha Selipanov, designer da Koenigsegg e da Bugatti, acaba de revelar o seu primeiro carro: o NILU.

Em vez de apostar em tecnologia de ponta, como turbocompressores ou assistência híbrida, este carro adota uma abordagem purista, utilizando um V 12 de aspiração natural ligado a uma transmissão manual. E até tem portas de asa de gaivota.
A base do design marcante é um monocoque de fibra de carbono feito sob medida, complementado por um conjunto de sub-quadros tubulares de liga de alumínio. O V12, concebido pela Hartley Engines, sediada na Nova Zelândia, é uma unidade de 6,5 litros a 80 graus que, segundo o Nilu27, “acelera como um motor elétrico”.

Ao contrário da maioria dos motores, que apresentam entradas de ar no interior do “V” e escapes exteriores, as viagens de ar são invertidas neste V12. Os corpos individuais do acelerador estão no exterior, enquanto o escape sai pela parte superior numa configuração em “V quente”. O escape Inconel de 12 para 1 é impresso em 3D para acomodar a sua forma complexa e termina numa ponta de saída tripla. Não estão disponíveis números exatos de potência, mas Nilu27 afirma que o V-12 produzirá “mais de” 1000 CV.

Nilu diz que o seu hipercarro tem tudo a ver com feedback. Para esse efeito, a única transmissão é uma caixa manual de sete velocidades fornecida pela CIMA. A alavanca de velocidades utiliza um manípulo em forma de mastro e possui um mecanismo de bloqueio para garantir que o carro não é colocado inadvertidamente em marcha-atrás, como algo que se vê num Lamborghini Countach.

O que não vai encontrar no habitáculo do NILU são demasiados botões. Não existem botões no volante perfeitamente redondo e não existem modos de condução. O único ecrã que encontrará está integrado no espelho retrovisor para melhorar a visibilidade para trás. Os bancos são fixos, enquanto que elementos como a pedaleira, o apoio de cabeça e os espelhos retrovisores exteriores são ajustáveis manualmente através de alavancas e interruptores em billet. Este automóvel tem verdadeiramente tudo a ver com a experiência analógica.

Debaixo da carroçaria, encontramos uma suspensão de duplo braço e haste. É suportada por um conjunto de jantes de 20 e 21 polegadas, escalonadas, com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R. Envolvem um conjunto de travões de carbono-cerâmica de, quem mais, Brembo.

A Nilu diz que vai construir 15 destes hipercarros NILU de edição de lançamento, mas não esclarece se serão “street legal”. No seu anúncio, a empresa também menciona planos para construir 54 unidades “homologadas para a estrada”, sugerindo que os 15 carros de lançamento serão armas apenas para as pistas de corridas.

O NILU fará a sua estreia pública em Pebble Beach, durante a Monterey Car Week, a 15 de agosto. O primeiro lote de protótipos e carros para clientes será montado em Irvine, Califórnia, antes de a produção ser transferida para o estrangeiro.

Ricardo Carvalho

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