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Uma cauda mais longa, uma secção de tejadilho amovível, mais fibra de carbono e um motor V12 melhorado contribuem para fazer do Huayra R Evo o Pagani mais impressionante de sempre.

Horacio Pagani diz que se inspirou em dois tipos de carros de corrida quando concebeu o novo Huayra R Evo de cauda longa. A ideia de criar uma nova interação do automóvel surgiu numa corrida de Fórmula Indy. Isto despertou a ideia de desenvolver uma versão de capota aberta do seu próprio carro. Além disso, a nostalgia de Pagani pelos carros de corrida de cauda longa da sua juventude desempenhou um papel significativo na sua decisão de alargar a cauda do Huayra R.

Sob o capô, o Huayra R Evo mantém o motor V12 HWA de 6,0 litros, mas é submetido a uma série de melhorias, incluindo uma ECU recalibrada, um novo coletor de admissão e árvores de cames. Estas melhorias resultam numa potência de 900 CV e 770 Nm de binário, fazendo deste o modelo Pagani mais potente até à data. Além disso, o V12 pode agora acelerar até às 9.200 rpm, enviando a sua potência para as rodas traseiras através de uma transmissão sequencial de seis velocidades.

Apesar da diferença na carroçaria em fibra de carbono, o carro é agora 21% mais eficiente em termos aerodinâmicos. Para além disso, a cauda longa e outras modificações resultam num aumento de 45% no downforce. No modo de pista, rebaixado, o hipercarro desenvolve mais força descendente do que pesa até aos 320 km/h. Uma vez que o Huayra R Evo tem um peso de 1.060 kg, trata-se de uma quantidade impressionante de pressão descendente.

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O design da carroçaria é tão engenhoso que o carro gera o nível mais elevado de downforce quando o painel do tejadilho é removido. A Pagani afirma que o Huayra R Evo produz mais 5% de força descendente no modo de capota aberta em comparação com o modo de capota fechada.

E este não é o único truque novo da carroçaria. Graças à tecnologia em fibra de carbono originalmente desenvolvida para o Utopia, a Pagani afirma que o Huayra R Evo é agora 38% mais rígido do que o seu antecessor, apesar de ter um peso total mais leve.

Sem surpresas, o chassis do carro também foi aperfeiçoado com um novo amortecedor que pode aumentar e diminuir a altura de condução do carro sem alterar os amortecedores das rodas. A Pagani afirma que também trabalhou na elasto-cinemática do Huayra R Evo para melhorar a recuperação da curvatura, a correção da direção e para garantir a aderência ideal em todos os cenários.

Os preços não foram revelados (nem os números de produção), mas a Pagani afirma que aqueles que comprarem o modelo e participarem no clube Arte in Pista terão a oportunidade de conduzir os seus carros em algumas das melhores pistas do mundo. O pacote inclui eventos em pista não competitivos, com análise de dados, engenheiros e mecânicos de pista, um fisioterapeuta de desportos motorizados e um nutricionista.

Ricardo Carvalho

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