fbpx




Chama-se Geparda, a palavra alemã para chita, e é um Volkswagen Up transformado. Tem três rodas e pode ser conduzido por adolescentes a partir dos 16 anos com carta de condução A1.

O citadino alemão passa por uma série de alterações e transforma-se num trike para entrar na categoria pretendida. Não é um verdadeiro triciclo, uma vez que o estranho eixo traseiro alberga uma chamada “roda dupla” no meio.

É por isso que a traseira do carro parece estar a flutuar quando vista de lado. As embaladeiras das rodas com a enorme marca “Geparda” fazem-nos lembrar o VW XL1, onde os painéis extra tinham um objetivo aerodinâmico. As rodas traseiras estão próximas umas das outras, daí o facto de ser classificado como um veículo de três rodas, ainda que não o seja.
A empresa modificou o chassis para melhorar a estabilidade depois de instalar o invulgar eixo traseiro.

Há um estabilizador H&R à frente e molas Eibach atrás, pelo que este estranho automóvel deverá inclinar-se menos do que um Reliant Robin. O Up modificado pode ser considerado um rival do Citroën Ami, do Fiat Topolino e do Opel Rocks-e, uma vez que o trio Stellantis também pode ser conduzido por jovens de 16 anos.

No entanto, o Geparda utiliza um motor de 1.0 litros naturalmente aspirado. O motor de três cilindros é provenientes da VW e tinha versão de 60 ou de 75 CV. No entanto, foi agora significativamente afinado para apenas 20 CV, encaminhados para o eixo dianteiro através de uma caixa manual de cinco velocidades. Consegue acelerar até aos 68 km/h, pelo que, teoricamente, é possível conduzi-lo na Autobahn.

O Geparda tem travões de tambor traseiros, discos dianteiros, quatro airbags, ABS e ESP. Tem espaço para quatro pessoas.
Com sede em Bad Homburg, a Geparda já entregou os primeiros veículos e está a cobrar cerca de 20.000 euros por cada.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade