Lançar uma nova marca num mercado estabelecido é uma jogada corajosa, sem qualquer garantia de sucesso.
Mas se tem algumas dúvidas sobre as hipóteses da Denza na Europa, a chefe da BYD, Stella Li, não o deixa transparecer, afirmando numa entrevista recente que os novos veículos da Denza eram “dez vezes melhores” do que aqueles que pretendem ultrapassar, e que incluem marcas como a Mercedes, Audi, BMW e possivelmente até a Porsche.
Os ganhos da BYD na Europa com os seus próprios veículos elétricos e PHEV dão a Li razões para estar confiante. Mas a Denza está a apontar para um público totalmente diferente, mais preocupado com a imagem e o estatuto. Uma marca de qualidade superior concebida para se situar entre a BYD e a YangWang, a Denza irá enfrentar nomes europeus estabelecidos como a Mercedes, o que poderá ser embaraçoso para a Benz, uma vez que a Denza começou por ser uma cooperativa BYD-Daimler antes de a BYD avançar sozinha.
O Z9 GT é o primeiro Denza a chegar às estradas europeias no final deste ano e oferecerá uma alternativa mais parecida com um coupé a carros como o Audi A6 e A6 e-tron Avant, e BMW série 5 e i5 Touring. Uma shooting brake desportiva cujo perfil semelhante ao da Porsche Panamera é obra do antigo designer da Alfa Romeo e da Lamborghini, Wolfgang Egger, o Z9 é um veículo elétrico com três motores e 965 CV / 710 kW. Está também disponível um PHEV de 2,0 litros com 870 CV / 640 kW.
Este carro é realmente dez vezes melhor do que a concorrência”, disse Li à Car Magazine no lançamento da marca Denza na Semana de Design de Milão. Temos uma série de caraterísticas únicas que as outras marcas antigas não têm.
Leia também: Marca de luxo Denza da BYD chega à Europa com este Z9 GT
Estas caraterísticas não se limitam a preços agressivos, embora se possa ter a certeza de que os automóveis Denza oferecerão mais equipamento de série a um custo muito inferior ao dos seus rivais para ajudar a atrair os compradores. A tecnologia é uma das grandes apostas: o Z9 pode entrar em lugares de estacionamento e fazer curvas apertadas em câmara lenta, truques que não se encontram nos automóveis ocidentais de luxo (veja o vídeo abaixo).