Revistacarros

Ceer é a primeira marca oficial da Arábia Saudita

A Arábia Saudita confirma o lançamento da sua primeira marca de automóveis elétricos. Sob o nome de Ceer, os seus primeiros veículos estão a ser desenvolvidos na sequência de acordos com a Foxconn, a BMW e a Rimac.

Inicialmente, a Ceer pretende vender os seus novos carros elétricos nas regiões do Médio Oriente e Norte de África, na zona económica conhecida como MENA, já em 2025. Não se sabe, de momento, se irá expandir-se mais internacionalmente, embora, dada a ascensão das marcas asiáticas, por exemplo, já na Europa, não seja impossível excluir uma aterragem nos principais mercados ocidentais.

A Ceer já planeou a sua própria fábrica, que começou a ser construída no início de 2023 na Arábia Saudita. Está a ser instalada num terreno de um milhão de metros quadrados na Cidade Económica Rei Abdullah (KAEC), o nome de uma cidade recentemente construída nas margens do Mar Vermelho com o objetivo de se tornar um importante centro económico para a juventude do país.

O objetivo é criar milhares de postos de trabalho. Para o lançamento desta primeira marca de automóveis saudita, a Ceer chegou a acordo com a empresa taiwanesa Foxconn, como parceiro prioritário, que já está a desenvolver uma arquitetura de propulsão eléctrica capaz de transformar os seus modelos em líderes nas áreas de informação e entretenimento, conetividade ou tecnologias de condução autónoma. Recorde-se que a Foxconn já tem uma plataforma aberta para veículos de emissões zero, denominada Model C, que também servirá de base para mais modelos, como o primeiro carro que a empresa de televisão e eletrónica Sharp planeia lançar.

Mas a Ceer e a Saudi PIF não só chegaram a um acordo com a Foxconn, como também assinaram contratos com outras grandes empresas como fornecedores de componentes. Uma delas é a BMW, a quem licenciará uma série de componentes não especificados, e a outra é a Rimac, o prestigiado fabricante croata de veículos elétricos e sistemas de propulsão topo de gama, que servirá como parceiro tecnológico adicional da Ceer. Neste caso, o anúncio inicial sugere que a Rimac fornecerá sistemas de propulsão elétrica totalmente integrados.

De momento, não existem muitas mais informações sobre este novo e faraónico projeto automóvel da Arábia Saudita, embora o Fundo de Investimento Público do país espere que atraia mais de 150 milhões de dólares em investimento direto estrangeiro e crie até 30 000 postos de trabalho diretos e indiretos, confirma a declaração da empresa. Outro objetivo é que a Ceer acabe por contribuir com 8 mil milhões de dólares para o Produto Interno Bruto do país até 2034.

 

Exit mobile version