O passaporte ambiental será obrigatório para qualquer carro que se venda em Portugal e na Europa. O que é? Um documento digital, ao contrário dos passaportes que usamos para viajar, que estará acessível através de um código QR que tem atribuído um identificador único para todos os carros, no caso dos elétricos com informações específicas sobre todo o ciclo de vida da bateria.
A decisão da Comissão Europeia para daqui a dois anos entende este “passaporte” como um mecanismo “transparente e inviolável para mitigar o impacto social e ambiental adverso causado pela produção de baterias de veículos elétricos, independentemente da fase do processo de fabricação”. Ou seja, um passaporte que regista o que cada bateria poluiu ao ser produzido e que poderá penalizar empresas que usam métodos de extracção e produção menos amigos do ambiente.
Cada documento vai assim detalhar a origem dos materiais que a compõem, de forma a garantir uma utilização mais sustentável das matérias-primas e tratar de dar a conhecer as cadeias de fornecimento dos materiais utilizados nas baterias.
Mas além destas informações, também deverão conter dados como a capacidade nominal (Ah); tensão mínima, nominal e máxima;
capacidade de alimentação (watts) e limites; tempo de vida (em ciclos); limiar de exaustão da capacidade;
intervalo de temperaturas que a bateria consegue suportar (quando não em uso); período do tempo de vida em armazenamento ao abrigo da garantia; eficiência energética de ciclo inicial e a 50 % do ciclo de vida; resistência interna das células de bateria; entre outros.
Já existem
Antecipando-se a regra que a União Europeia planeia introduzir apenas em 2027, a Volvo estreou o passaporte de bateria no EX90, vincando o seu posicionamento como marca ambientalmente sustentável. Segundo Vanessa Butani, responsável pela área da sustentabilidade da Volvo, a marca está focada em ser transparente para com os seus consumidores, confirmando ainda que estes passaportes de baterias irão chegar a mais modelos 100% elétricos da Volvo.
Haverá duas versões destes documentos digitais, uma simplificada para consulta do proprietário do veículo, outra bastante mais detalhada, que ficará disponível para as entidades reguladoras.
Não são só os carros
A partir de fevereiro de 2027, todas as novas baterias de tração, baterias de veículos de duas rodas e baterias industriais com capacidade superior a 2 kWh, comercializadas na UE, estarão sujeitas ao um novo requisito: o Passaporte Digital de Produto (PDP).