Site icon Revistacarros

Carros são catapultados de um porta-aviões da Marinha dos EUA. Veja o vídeo

E agora algo completamente diferente: carros a serem lançados do convés de um porta-aviões da Marinha para o rio.

Bem, não são carros propriamente ditos, mas enormes e pesadas placas de aço que rolam sobre quatro rodas – aquilo a que a Marinha chama “veículos” – concebidos para imitar o peso de aviões de asa fixa reais lançados do convés do USS John F. Kennedy.
O teste foi gravado em vídeo e publicado na semana passada pela Huntington Ingalls Industries, mostrando a divisão Newport News Shipbuilding da empresa a efetuar testes de “carga morta” do sistema eletromagnético de lançamento de aviões do porta-aviões.

Como se pode ver no vídeo, as “estruturas grandes, com rodas, semelhantes a carros, com pesos graduados até 36 300 kg percorrem, cada uma, mais de 90 m no convés de voo a mais de 240 km/h, “simulando o lançamento de um avião”. Mas, ao contrário de um avião, atingem a água, por vezes com um salto, como uma pedra lisa” no rio James, na Virgínia. O teste envolve 12 trenós diferentes de vários pesos.

O teste é da nova catapulta electromagnética de lançamento de aviões, um sistema que, segundo a Marinha, contribuiu para os elevados custos e atrasos a bordo do USS Gerald R. Ford, o antecessor do Kennedy e o primeiro porta-aviões da Marinha a dispor desse sistema. (O Kennedy foi lançado em 2019, após mais de uma década de projeto, desenvolvimento e construção, e custou mais de 11 mil milhões de dólares.

No que diz respeito aos “carros” – vão surpreendentemente longe – são recuperados da água e relançados até a conclusão dos testes, que “garantem que as catapultas estão prontas para seu objetivo principal: lançar todos os aviões baseados no porta-aviões.

Exit mobile version