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Depois de perceber se ainda vale a pena comprar um carro Diesel, fomos à procura de opções disponíveis no mercado. Motorizações e preços. 

O Diesel continua a perder terreno no mercado automóvel nacional e há quem pergunte se ainda vale a pena comprar um carro a gasóleo, para muitos esta continua a ser a opção mais indicada para as suas reais necessidades de transporte.

A questão é: mas ainda há carros a gasóleo que podemos comprar? A Carros & Motores fez um périplo pelos segmentos e formatos automóveis mais populares no país e traz-lhe aqui algumas das opções mais interessantes.

Renault Clio
Caso raro no mercado nacional, mais ainda tratando-se de automóvel do segmento B, onde encontrar Diesel é como procurar uma agulha num palheiro. O Renault Clio tem! A gama inclui quatro motorizações, híbrida, bi-fuel (gasolina e GPL), gasolina e gasóleo, a cargo do bloco 1.5 Blue dCi de 100 CV, em combinação com o nível de acabamento evolution, desde 24.500 €.

A Renault anuncia para o Clio 1.5 Blue dCi consumo médio de 4,1 litros/100 km (segundo o ciclo WLTP) e 11,4 segundos para cumprir 0 a 100 km/h.

Renault Clio
Renault Clio

SEAT Leon
O SEAT Leon passou por atualizações técnicas e tecnológicas, que incluíram a adoção de um novo motor 1.5 TSI, bem como uma nova geração de motor híbrido plug-in eHybrid. Mas o modelo que continua a ser pilar fundamental na estratégia da marca não renega os TDI (Diesel), que tanto sucesso fizeram ao longo das várias gerações.

No total, na gama Leon, existem sete opções diferentes de grupos motopropulsores, desde 115 CV (85 kW) a 204 CV (150 kW). A oferta Diesel assenta no motor de quatro cilindros 2.0 TDI, nas variantes de 115 CV ou 150 CV, a mais potente apenas associada à caixa automática de dupla embraiagem DSG com sete relações. Os preços arrancam nos 32.536 €.

Seat Leon
Seat Leon

Volkswagen T-Roc
Continua a ser um caso de sucesso “made in” Portugal, e sem dúvida que muito do êxito do Volkswagen T-Roc, modelo produzido na fábrica portuguesa da AutoEuropa, se deve à oferta diversificada e muito abrangente de versões. Desde o 1.0 Turbo de três cilindros com 110 CV, até aos mais potentes 1.5 TSI de 150 CV com caixa manual ou de dupla embraiagem e o Diesel 2.0 TDI de 115 CV. Ainda que a gama a gasóleo esteja reduzida a uma única opção, o T-Roc 2.0 TDI 115 URBAN, desde 38.046 €.

VW T-Roc
VW T-Roc

Peugeot 308 SW
No domínio mecânico, a Peugeot continua a colocar ênfase no conceito “Power of Choice”, que permite que o cliente possa escolher o tipo de energia de acordo com as suas necessidades de transporte, elétrico, híbrido ou térmico. E, embora já não seja possível encontrar uma opção Diesel em toda a gama do leão, ela ainda existe, por exemplo, no 308 SW. A carrinha compacta francesa pode ser configurada com o motor a gasóleo 1.5 BlueHDI de 130 CV com a caixa automática EAT8, desde 34.020 €.

Peugeot 308 SW
Peugeot 308 SW

Hyundai Tucson
Ao contrário do que acontece com o “primo” Kia Sportage, o SUV médio da Hyundai continua a dispor de motorização a gasóleo no catálogo. Incluindo um Diesel mild-hybrid com 136 CV, a partir de 40.500 €, além do 1.6 CRDi de 115 CV, desde 36.960 €.

 

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