fbpx




Nomes de carros que são inspirados em locais, quais conhece e o que nos dizem sobre os modelos que designam?

O nome pode fazer maravilhas pela sua carreira de um automóvel, mas também pode arruiná-lo. Por isso, muitos fabricantes preferem jogar pelo seguro e batizar modelos novos com base em algoritmos informáticos, por letras ou com simples designações numéricas. E nem estas são à prova de erro. Há também marcas que optam por escolher nomes de locais. Nem sempre corre bem…

HYUNDAI KAUAI. Para o seu B-SUV, a Hyundai escolheu originalmente o nome de uma ilha paradisíaca do arquipélago do Havai, a ilha de Kona. Sem saber que estava colocar o departamento de comunicação em Portugal em trabalhos…

Para os coreanos, este nome representava bem “a imagem enérgica e estilo de vida único da Grande Ilha do Havai”, que também queriam ver associado ao seu novo modelo. Por cá, o nome Kona foi chumbado, em detrimento de Kauai, que afinal também cumpre o objetivo do primeiro. E soa bem melhor… Kauai é uma ilha situada no Pacífico Central que faz parte do arquipélago havaiano, apelidada de “Ilha Jardim” por conta da floresta tropical que cobre grande parte de sua superfície.

Que outros nomes de carros conhece que são referências a locais?

Ainda na Hyundai, TUCSON e SANTA FE são nomes de cidades; a primeira situa-se no Deserto de Sonora, no estado norte-americano do Arizona; Santa Fé é a capital do estado norte-americano do Novo México. Dois nomes que combinam com espírito de aventura e evasão associado à imagem dos SUV.

O HYUNDAI BAYON tem nome inspirado na cidade de Bayonne, no sudoeste de França, famosa pelas suas paisagens portuárias.

A SEAT quis sempre honrar a sua origem espanhola, por isso muitos dos seus modelos homenageiam a cultura do países, nomeadamente ao receberem nomes de regiões ou cidades: de AROSA a ARONA e IBIZA, passando por Córdoba, León, Toledo, Altea, Alhambra, Málaga, Marbella e Ronda, entre muitos outros.

Mais recentemente, a CUPRA seguiu o mesmo caminho, FORMENTOR é uma península e o ponto mais ao norte da ilha de Maiorca, e TERRAMAR é uma homenagem ao histórico circuito (Autòdrom de Sitges-Terramar) onde a marca foi lançada.

FERRARIfaz parecido para homenagear a sua bela Itália. ROMA, MARANELLO ou MODENA são exemplos conhecidos, mas há outras escolhas simbólicas menos famosas, caso de PORTOFINO, uma comuna italiana da região da Ligúria, província de Génova, e até fora de portas: CALIFORNIA é o estado mais populoso e rico dos Estados Unidos da América.

Na ALFA ROMEO, o nome STELVIO provém da montanha mais emblemática de Itália, com uma estrada de 20 quilómetros, mais de 75 curvas e 2.758 metros de altitude, numa alusão clara ao dinamismo e ao prazer da condução. E TONALE também remete para uma estrada de montanha a norte de Itália.

SINTRA e SAGRES, dizem-lhe alguma coisa?

São os dois nomes de carros. SINTRA foi o nome escolhido pela OPEL para batizar um monovolume lançado em 1996, embora a designação não tenha nada a ver com a cidade turística no sopé da serra de Sintra, em Portugal. O nome foi gerado por computador.

Opel Sintra

Ao contrário do LOTUS EVORA, ou do menos conhecido SUBARU SAGRES, que foi um protótipo que os japoneses simpaticamente usaram para homenagear Portugal, após a visita oficial ao país do então Presidente da República Portuguesa, Mário Soares.

Subaru Sagres

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade