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Carros chineses já são dois em cada cinco veículos elétricos vendidos na Europa

Embora os fabricantes de automóveis chineses continuem a registar um aumento das vendas, esse aumento poderá não durar muito tempo, uma vez que os direitos aduaneiros deverão ser aplicados em breve.

Com a UE prestes a aplicar impostos até 38% sobre a importação de veículos chineses, um novo estudo revelou que dois em cada cinco dos veículos elétricos mais vendidos na Europa são de origem chinesa.

Analisando os dados relativos a maio de 2024, os resultados mostram que os automóveis chineses representaram 19% das vendas de veículos elétricos em maio de 2024, um aumento de 6% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No geral, os registos de automóveis novos na Europa caíram 2,5 por cento em maio de 2024 em relação ao ano anterior, mas permanecem mais elevados do que nos anos seguintes, marcados pela turbulência da produção pós-pandemia em 2021 e 2022. Um total de 1,09 milhão de unidades foram registadas no mês passado.

Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, comentou: “Desde a pandemia global, o mercado automóvel europeu só recuperou 75%-80% da sua dimensão original. Como resultado, muitas fábricas em toda a Europa não estão a operar em plena capacidade, dando aos OEMs chineses uma oportunidade única de vender em toda a Europa, evitando tarifas”.

Mas os direitos aduaneiros estão a chegar. A MG, propriedade da SAIC, será a destinatária da taxa mais punitiva, de 38,1%, aplicada aos seus veículos eléctricos quando os direitos entrarem em vigor. A medida, que também afetará a BYD e a Tesla, para citar alguns exemplos, surge na sequência de uma investigação da Comissão Europeia sobre os subsídios governamentais chineses.

No entanto, vale a pena notar que a unidade de negócios global da MG conseguiu superar a Tesla na Europa. A empresa concentrou a sua atenção nas opções de ICE, provavelmente em antecipação aos impostos que se aproximam, enquanto o braço BEV da MG viu uma redução no número de carros novos que registou em maio, a Volvo, a BYD e a Smart tiveram aumentos significativos.

Entretanto, a Volkswagen dominou as tabelas de marcas e modelos mais vendidos em maio, com o T-Cross a revelar-se o mais popular entre os compradores de automóveis novos, enquanto o novo Volkswagen Golf conseguiu registar um aumento de 30% no número de matriculas desde a mesma altura do ano passado.

 

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