Estudo diz que os carros de marcas chinesas custam três vezes mais na Europa.
A maior ameaça das marcas chineses aos construtores europeus de referência está na capacidade dos primeiros chegarem ao mercado do Velho Continente com preços bastante competitivos. Porém, um estudo recente revela que os novos carros que chegam da China não estão sequer a usar esse trunfo: alguns modelos na Europa custam o triplo do seu valor no mercado doméstico.
Esta decisão visa minimizar o impacto dos elevados custos de exportação, que muitas vezes afectam os seus lucros. A BYD e exemplo desta estratégia, de aumentar o preço de muitos dos modelos que exporta para o Ocidente. E o gigante chinês percebeu que pode continuar a aumentá-los, uma vez que continuam a ser uma opção relativamente acessível face à concorrência. O que lhes confere ainda uma importante vantagem competitiva.
Exemplos? De acordo com o estudo da Reuters, o BYD Atto 3, por exemplo, e até 174% mais caro na Europa do que na China. O BYD Dolphin, tem subidas de preços entre os 39 e os 178% em alguns mercados europeus. Enquanto o Tesla Model 3 de fabricado na China é 37% mais caro nos países ocidentais.
Os fabricantes chineses provaram que têm poder sobre as margens de lucro. E esse é mais um dado importante.
Fonte: Reuters