Site icon Revistacarros

Carro autónomo deu 37 voltas para sair de uma rotunda!

As novas tecnologias de condução autónoma têm deixado o mundo dividido sobre as suas utilidades e formas de uso. E também não há grande consenso no que respeita à sua segurança: e se algo falha?

Um vídeo que mostra um táxi autónomo da Waymo às voltas sem parar numa rotunda, só veio trazer mais lenha para a fogueira.

É que, ao que tudo indica, o Jaguar I-Pace sem condutor da empresa norte-americana sofreu uma falha informática rara que o deixou fora de controlo.

Ainda não há uma versão oficial sobre como terminou este incidente, mas sabe-se que a Waymo monitoriza os seus veículos em busca de qualquer comportamento errático. Embora o robotáxi não esteja equipado com funcionalidade para alguém assumir o volante remotamente, um engenheiro pode inserir pontos de passagem para tirar os carros de situações complicadas. Hipoteticamente, tudo o que um engenheiro precisava fazer era instalar um ponto de passagem em qualquer outro lugar do estacionamento. Mas foram 37 voltas completas à rotunda sem que lhe metessem um travão.

E esta não é nem de longe a primeira vez que um veículo Waymo exibe comportamento errático. Um I-Pace sem motorista também já seguiu em contramão numa rua de São Francisco para evitar um grupo de motociclistas.

Mas apesar dos problemas contínuos, a Waymo ainda espera expandir a sua frota para fora de São Francisco, Los Angeles e Phoenix.

O hardware instalado carros sem condutor da Waymo de última geração oferece um campo de visão de 360º, com a capacidade de identificar objetos a até 500 metros de distância na escuridão ou em más condições climáticas, inclui 13 câmeras, quatro lidars, seis unidades de radar e uma série de receptores de áudio externos. O sistema usa mapas personalizados altamente detalhados combinados com dados de sensores em tempo real para determinar a localização precisa do veículo em todos os momentos. Pelos vistos, não chega…

Exit mobile version