Revistacarros

Carregar EV pode ser mais caro que atestar o depósito

Electric vehicle changing on street parking with graphical user interface, Future EV car concept

Estudo recente aponta para os elevados custos de carregamento de automóveis elétricos em autoestradas, algo que pode até ser mais dispendioso do que atestar o depósito de combustível.

Um estudo realizado pela What Car?, conceituada revista do mundo automóvel no Reino Unido, revela que carregar um carro elétrico pode eventualmente ser até 28% mais caro do que atestar o depósito com combustível. Os resultados do estudo foram publicados antes da confirmação da Ofgem que os custos de carregamento em casa poderão subir substancialmente (até 20%) já este inverno.

A experiência baseou-se na utilização de dois veículos elétricos e os seus equivalentes a gasolina desde Cobham Services, a sul de Londres, até Skelton Lake Services, perto de Leeds, numa viagem de 335 quilómetros. Os carros elétricos usados foram o Peugeot e-208 e o BMW i4 M50, enquanto os a gasolina foram o Peugetot 208 Puretech 130 e o BMW Série 4 Grand Coupé M440i.

Todos os automóveis partiram com carga e depósito cheios e, à chegada ao destino, foram carregados ou atestados novamente até 100%, de forma a calcular o custo total da viagem. Os resultados foram, de certa forma, surpreendentes, uma vez que carregar o e-208 foi 28,4% mais caro (9,07£, o que equivale a 10,45€) do que atestar a versão a gasolina. Já o BMW i4 M50 foi 10,8% (5,64£, o equivalente a 6,50€) mais dispendioso de carregar do que o seu homólogo a gasolina.

Ainda para mais, o teste foi realizado numa altura em que o preço da gasolina se encontrava num dos mais altos de sempre (1,99£, equivalente a 2,29€). Por outro lado, a taxa de 69p/kWh para utilizar os carregadores rápidos Ionity permaneceu a mesma desde 2020, embora os custos de eletricidade tenham aumentado desde o início de 2022. Isto significa que, caso a experiência fosse realizada agora, a diferença seria ainda mais pronunciada.

Abaixo os dados da experiência:

Carro Mobilidade Lts/ Kwh usados Eficiência Custo da Viagem (€)
BMW i4 M50 Elétrico 83,68kWh 23,01kWh/100km 66,54 €
BMW Série 4 Gran Coupé M440i Gasolina 26,19 Litros 5,95L/100km 60,04 €
Peugeot e-208 GT Elétrico 59,37kWh 17,75kWh/100km 47,22 €
Peugeot 208 Puretech 130 GT Premium Gasolina 15,96 Litros 3,97L/100km 36,77 €

Nota: Os valores em Euros refletem a taxa de câmbio praticada a 13/09/2022.

Por: Nuno Freitas Faria

Exit mobile version