O presidente do Grupo PSA, Carlos Tavares, foi eleito “Personalidade do Ano do Troféu Carro Mundial 2020” pelos 86 jurados de 24 países desta organização. O português sucede, assim, a Sergio Marchionne que, venceu, a título póstumo, o prémio em 2019.
Os jurados distinguiram Carlos Tavares pelos “feitos significativos no ano que passou”, designadamente o regresso aos lucros do Grupo PSA, tornando as suas marcas em “intervenientes de classe mundial”, assim como o “regresso da Opel aos lucros em tempo recorde” e o seu contributo para o sucesso da fusão entre o Grupo PSA e a FCA, abrindo as portas para a criação do quarto maior construtor automóvel do mundo.
Ao comentar esta decisão, Carlos Tavares referiu que é uma “grande honra receber este prestigiado prémio que quero dedicar a todos os funcionários do Grupo PSA, aos seus responsáveis e ao conselho de administração, que garante verdadeira gestão”.
A entrega do prémio de Personalidade do Ano estava prevista para a cerimónia do “World Car Awards 2020” no dia 8 de abril no Salão Automóvel de Nova Iorque, que, entretanto, foi adiado para os dias 28 de agosto a seis de setembro devido à crise do coronavírus.