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Os veículos elétricos chineses são o mais recente bicho-papão e o Ministério das Finanças do Canadá está a reagir com o anúncio de uma série de “medidas para nivelar as condições de concorrência”.

A maior delas é uma sobretaxa de 100% sobre todos os veículos elétricos fabricados na China, com efeitos já a partir de 1 de outubro.
O imposto será aplicado para além da atual tarifa de importação de 6,1% e aplicar-se-á a certos “automóveis de passageiros, camiões, autocarros e carrinhas de distribuição” elétricos e híbridos. Além disso, o governo anunciou planos para uma sobretaxa de 25% sobre as importações de produtos de aço e alumínio da China a partir de 15 de outubro.

São possíveis sobretaxas adicionais, uma vez que as autoridades planeiam examinar outros setores críticos, incluindo os que se centram em minerais , baterias e componentes de baterias, semicondutores e produtos solares.
Além de tributar os VE chineses até a morte, o governo anunciou planos para limitar a elegibilidade para incentivos a veículos com emissão zero.
As medidas destinam-se a apoiar a indústria automóvel do Canadá, bem como os produtores de aço e alumínio. O primeiro setor emprega mais de 125.000 pessoas, enquanto o segundo apoia mais de 130.000.

O Departamento das Finanças do Canadá afirmou que as medidas eram necessárias, uma vez que o “setor automóvel enfrenta atualmente a concorrência desleal dos produtores chineses, que beneficiam de políticas e práticas injustas e não comerciais”. O governo afirmou ainda que a China tem uma “política intencional de excesso de capacidade dirigida pelo Estado”, o que ameaça “os trabalhadores e as empresas do sector dos veículos eléctricos em todo o mundo”.

As autoridades canadianas referiram que os seus planos ecoam os dos Estados Unidos e da União Europeia. Esse é certamente o caso, pois a administração Biden anunciou recentemente que a taxa de tarifa sobre os veículos elétricos chineses aumentaria de 25% para 100%.

A Vice-Primeira-Ministra e Ministra das Finanças canadiana, Chrystia Freeland, afirmou que “os trabalhadores canadianos e os setores críticos, incluindo o aço e o alumínio, (…) estão a enfrentar uma política intencional e dirigida pelo Estado de excesso de capacidade, que prejudica a capacidade do Canadá de competir nos mercados nacionais e globais. É por isso que o nosso governo está a avançar com uma ação decisiva para nivelar as condições de concorrência, proteger os trabalhadores canadianos e igualar as medidas tomadas pelos principais parceiros comerciais”.

Ricardo Carvalho

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