fbpx




A Cadillac continua a ultrapassar os limites com a sua mais recente criação.

Anunciado como a “expressão máxima do design de um descapotável elétrico de luxo construído por um carroçador”, o conceito Sollei baseia-se no Celestiq e apresenta um design personalizado inspirado no sol, nas viagens e no lazer. É um espetáculo para ser visto, especialmente numa época em que a Rolls-Royce já não oferece descapotáveis.
A conexão com o Celestiq é imediatamente aparente, pois o Sollei tem uma grelha com um escudo de cristal preto proeminente ladeada por faróis verticais. Ambos são iluminados numa sequência coreografada para lhe dar as boas-vindas ou dizer adeus.

Embora a parte da frente seja imediatamente reconhecível, o Sollei tem uma estrutura de para-brisas em alumínio que apresenta uma tonalidade “Aurora” única utilizada em todo o veículo. Mais atrás, as portas largas abrem quase a 90° para facilitar a entrada e saída dos bancos traseiros. Por falar nas portas, estas abrem-se através de botões discretos integrados na linha do cinto para um aspeto mais aerodinâmico.

A extremidade traseira é exclusiva do descapotável, apresentando uma barra de luz fina que flui para um grande brasão Cadillac. O modelo também tem um tejadilho em tecido metálico Daybreak, e tem um acabamento num atraente Manila Cream, utilizado pela primeira vez nos veículos Cadillac em 1957
Embora o exterior seja de cortar a respiração, o interior é o que realmente distingue o Sollei. Apresenta um acabamento impressionante que mostra o que é possível fazer no modelo topo de gama ultra-luxuoso da Cadillac.

Os olhos são naturalmente atraídos para o ecrã curvo de 55 polegadas, mas os acabamentos em madeira são a verdadeira estrela. Os funcionários da Cadillac disseram-nos que os seus artesãos utilizaram cinco lâminas de madeira diferentes, cortaram-nas à mão e colocaram-nas individualmente no lugar. O resultado é nada menos que espantoso, uma vez que os painéis das portas esbanjam elegância graças aos belos painéis de madeira com um revestimento metálico.

Os bancos são ainda mais apelativos, uma vez que têm um motivo sunburst em madeira, bem como pele Fine Nappa com um “pigmento rosa iridescente que cria um efeito subtil de mudança de cor ao nascer do sol”. Também têm perfurações, acolchoados e bordados.
Por falar em estofos, o Sollei é o primeiro Cadillac a utilizar um material de base biológica conhecido como Fine Mycelium. Tal como o nome sugere, o material incorpora micélio, que é a estrutura de raiz renovável dos cogumelos. O tecido é utilizado nos tapetes de carga e nos bolsos das portas e prevê-se que venha a ter as mesmas aplicações que o couro.

O Fine Mycelium não é o único material interessante utilizado no Sollei, uma vez que é utilizado o tapete Bask. A Cadillac afirma que o tecido boucle acrescenta uma “textura bonita e um calor subtil, combinando com a cor do material do tejadilho [ao mesmo tempo que] mantém todo o interior muito leve” e arejado.

Deixando os tecidos de lado, o descapotável tem uma consola central a todo o comprimento com ecrãs de comando à frente e atrás. A consola está revestida com elegantes acabamentos em madeira e inclui um tabuleiro traseiro para bebidas, bem como vários compartimentos de arrumação.
Entre as comodidades encontra-se um “frigorífico para bebidas totalmente integrado com uma porta de vidro eléctrica”. O frigorífico está localizado entre os bancos traseiros e inclui um decantador personalizado e copos especiais. Ambos apresentam um padrão “sunburst”, enquanto os copos também ostentam a deusa da Cadillac.

A Cadillac não mencionou as especificações de desempenho, mas o Celestiq tem uma bateria de 111 kWh, bem como um sistema de tração integral com dois motores que produz aproximadamente 608 CV e 867 Nm de binário. Isto permite que o automóvel acelere dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e percorra cerca de 483 km com um único carregamento.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade