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A BYD anunciou planos para fabricar localmente a maioria dos veículos elétricos que vende na Europa, ao mesmo tempo que ataca a UE pelas suas tarifas de importação.

Frustrado com o panorama regulamentar da UE, o fabricante de automóveis chinês está a aumentar a produção local para evitar alguns dos impactos financeiros. Ao mesmo tempo, a BYD está a deixar claro que não vai simplesmente absorver os custos adicionais sem reagir.

A marca chinesa foi sujeita a uma tarifa adicional de 17%, para além da taxa de 10% existente para os veículos fabricados na China e exportados para a Europa. No entanto, ao discursar no Salão Automóvel de Paris, a vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, observou que a marca produzirá muitos componentes na Europa, montará pacotes de baterias em fábricas na Hungria e na Turquia e importará apenas células de bateria de seu país de origem.
Durante uma entrevista à Reuters, Li acrescentou que a maioria dos EVs que a BYD venderá na Europa serão construídos na Hungria. Além disso, a BYD pretende comprar o maior número possível de peças a fornecedores europeus e a outros fornecedores chineses que estão atualmente a instalar instalações na Europa.

De acordo com Li, a BYD ainda está a decidir se transfere o custo das tarifas para os consumidores ou se absorve o impacto. Acrescentou ainda que, devido às tarifas, não espera vender automóveis na Europa por menos de 30 000 euros.

Como parte da estratégia da BYD na Europa, o fabricante de automóveis chinês vai fazer mudanças no seu negócio na Alemanha, depois de um lançamento dececionante no país. No ano passado, a BYD vendeu um pouco mais de 4.000 veículos na Alemanha, mas as vendas caíram para menos de 1.500 no primeiro semestre de 2024. Li diz que isto se deve ao facto de a BYD não ter construído corretamente as infra-estruturas necessárias e, em agosto, decidiu comprar o distribuidor alemão Hedin Electric Mobility para assumir um maior controlo das vendas no mercado.

 

Ricardo Carvalho

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