A BYD conquistou o primeiro lugar no ranking das marcas mais vendidas na China, com 2,4 milhões de matrículas no ano passado – segundo os dados do Centro de Pesquisa e Tecnologia Automóvel da China – o que lhe confere uma quota de mercado de 11%, um aumento de 3,2 pontos percentuais. Este resultado permitiu-lhe impor-se perante a Volkswagen no seu mercado doméstico.
A BYD tinha já ultrapassado a Volkswagen como a marca de automóveis mais vendida na China numa base trimestral no início do ano passado. Porém, os dados mais recentes mostram que também lidera numa base anual.
A Volkswagen tem sido a marca mais vendida na China desde, pelo menos, 2008, altura em que os dados oficiais do Centro de Pesquisa e Tecnologia Automóvel da China ficaram disponíveis.
Marcas como a Toyota e a Honda viram a sua quota de mercado e os seus volumes de vendas diminuírem. Já a marca nacional Changan beneficiou de um aumento das vendas, embora a sua quota se tenha mantido estável.
Este resultado traduz a estratégia de sucesso que as marcas de automóveis chinesas estão a implementar no desenvolvimento de veículos elétricos acessíveis e com uma grande aposta em alta tecnologia.
Fonte: Automotive News Europe/Bloomberg