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Muito ativa no setor automóvel, nomeadamente no que diz respeito aos veículos elétricos, a BYD propõe também veículos comerciais, entre os quais o novo E-Vali. Trata-se de um furgão elétrico com sérios argumentos a favor de um lugar ao sol no Velho Continente.

Atualmente, a BYD apenas propõe em Portugal o ETP3, um pequeno VCL elétrico com uma especificação técnica que não é a melhor a tranquilizar os profissionais ainda indecisos quanto à ideia de se tornarem elétricos.
O interior é baseado nos carros propostos pela marca chinesa, com um painel de instrumentos digital horizontal e um grande ecrã de informação e entretenimento de 12,8 polegadas.

A BYD apresentou um modelo muito mais atraente no papel: o E-Vali, um furgão 100% elétrico destinado ao Volkswagen Crafter e ao Renault Master, com lançamento previsto para 2025.
A versão básica tem 6 m de comprimento, 2,09 m de largura e 2,78 m de altura, com uma distância entre eixos de 3,87 m. As variantes maiores têm até 7 m de comprimento, com uma distância entre eixos que sobe para 4,55 m e uma capacidade de carga que aumenta de 13,9 m3 para o modelo mais pequeno para 17,9 m3 para o maior.

A soleira de carga é suficientemente baixa para facilitar o carregamento, com 435 mm na traseira e 467 mm nas laterais. A porta deslizante deixa um espaço de 1,337 m para o carregamento dos volumes maiores. O peso é de 3,5 toneladas para o modelo mais compacto e de 4,25 toneladas para a versão com distância entre eixos longa.

O interior é baseado nos carros oferecidos pela marca chinesa. Há um painel de instrumentos digital horizontal e um grande ecrã de infoentretenimento de 12,8 polegadas. O Apple CarPlay e o Android Auto também estão incluídos, é claro.

Para já, foram anunciadas duas motorizações eléctricas, com potências de 136 e 204 CV. O primeiro é de tração traseira, enquanto o segundo é de tração integral através de dois motores elétricos. O modelo de 136 CV está limitado a 90 km/h, enquanto o segundo pode atingir os 120 km/h. Uma versão híbrida talvez não esteja fora de questão, uma vez que a BYD já não se concentra apenas na energia 100% elétrica na Europa.

Em ambos os casos, a bateria BYD tem uma capacidade de 80,64 kWh, com a capacidade de recarregar até 22 kW AC e 188 kW DC. Neste último caso, é possível passar de 10 a 80% de carga em 30 minutos. As autonomias ainda não foram anunciadas, mas imaginamos que cada versão deve ser capaz de percorrer entre 350 e 400 km sem muitos problemas.
Existe também uma função V2L para fornecer energia a outros equipamentos ou a outros veículos mais pequenos.

 

 

Ricardo Carvalho

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