Desenvolvimento de uma suspensão ativa que foi testada em dois Lexus LS400 arrancou na década de 80…
A YangWang, marca da BYD, fez furor na passada semana com o seu desportivo elétrico U9, não pelas prestações fora de série, mas por um conjunto de vídeos que mostram o carro a saltar sobre pequenos obstáculos na estrada. É uma das funcionalidades da suspensão ativa Disus-X, que permite ao supercarro da BYD dar saltos até 6 m de comprimento e mais de 35 mm de altura.
Espetacular, sem dúvida, útil, nem tanto. E, original, nem por isso…
Na verdade, entre 1980 e 2004, a Bose desenvolveu discretamente um sistema de suspensão semelhante, que se esperava que viesse a revolucionar os veículos de luxo. E chegou a testá-lo em automóveis da Lexus.
Uma demonstração técnica realizada em 2004 revelou ao mundo o quão avançado era o sistema. Mas o custo de produção nunca permitiu que recebesse luz verde.
O BYD YangWang U9 é o novo supercarro elétrico desta marca chinesa que consegue saltar por cima de buracos na estrada: