Chama-se XM e é o SUV mais potente da cada de Munique. Bem, não só é o SUV, como o modelo mais potente de sempre da marca alemã. Chega ao mercado em outubro e já há um preço estimado: a partir de 195.400 euros.
Com o XM, a BMW entra no mundo dos SUV (ou SAV, como a BMW apelida) topo de gama e de altas performances. De design impressionista, o porte avantajado (5,110 metros de comprimento, 2,005 m de largura e 1,755 m de altura, para uma distância entre eixos de 3,105 m) desmultiplica-se em pormenores de extravagância – é a própria BMW que assim os apelida – como que a fazer ponte para o que se esconde sob o capô…
O mote é dado pelo bloco 4.4 V8 biturbo de 489 CV, assistido pela unidade elétrica de 197 CV, para um rendimento máximo combinado de 653 CV e 800 Nm de binário. Se utilizado a solo, o motor elétrico é capaz de 450 Nm. O motor elétrico é alimentado por energia armazenada numa bateria de iões de lítio de 25,7 kWh úteis, com possibilidade de carregamento a 7,4 kW (4h15m).
As ligações ao solo estão a cargo de suspensão adaptativa M e pneus 275/45 R21 à frente e 315/40 R21 atrás. O sistema de tração é integral, incluindo diferencial ativo M no eixo traseiro, tendo o condutor à sua disposição vários programas de ajustes dinâmicos e modos de controlo da atuação do sistema híbrido Plug-In. A caixa é automática de 8 velocidades.
O BMW XM estará à venda nos principais mercados no final do primeiro trimestre de 2023. Mas no outono irá surge a versão Label Red que, com 748 CV, será o mais potente modelo da BMW alguma produzido em série!