Revistacarros

BMW Vision Neue Klasse X antecipa novo X3 elétrico para 2025

O concept BMW Vision Neue Klasse X foi divulgado antes da sua apresentação oficial amanhã, revelando um novo visual radical para a próxima geração de SUVs da marca alemã, encabeçado pelo regresso da clássica grelha em forma de rim.

O SUV de cinco lugares deverá suceder ao atual iX3 como uma mecânica muito próxima da nova berlina i3, que foi apresentada como concept Neue Klasse no Salão de Munique em setembro passado.
Com cerca de 600 CV na sua versão mais potente, o iX3 de segunda geração, com o nome de código NA5, será vendido juntamente com as versões a gasolina, diesel e híbrida plug-in do X3 de quinta geração, com o nome de código G45 – uma evolução e não uma reinvenção.

O design parece ter sido concebido nos moldes do dramático SUV elétrico iX, fundindo sugestões futuristas e revolucionárias com novas interpretações de algumas das caraterísticas de design mais notáveis da BMW.
Estas incluem grelhas verticais em forma de rim, inspiradas nas da primeira geração de automóveis Neue Klasse da década de 1960.


A grelha em forma de rim mais pequena, representa uma grande mudança em relação à gama atual da marca alemã e faz lembrar a grelha do modelo 2002 e do 3.0 CSL.

Os espelhos retrovisores exteriores foram substituídos por câmaras e a linha de cintura – uma caraterística de design caraterística da BMW até agora – foi deslocada para a base das portas, mas a dobra Hofmeister à frente do pilar C foi mantida.

O design do habitáculo é menos claro, mas o interior parece ter como principal objetivo proporcionar um ambiente arejado e luminoso semelhante ao do conceito de berlina, auxiliado por uma linha mais baixas, um teto panorâmico e estofos de cores vivas.

O ecrã tátil em forma de paralelogramo foi mantido e inclui a nova geração do iDrive da marca alemã que vai permitir personalizar o novo BMW Panoramic Vision, um painel de instrumentos digital que percorre toda a base do pára-brisas.

A bateria também é nova e é composta por células circulares de iões de lítio com uma densidade 20% superior às células prismáticas utilizadas anteriormente. Em combinação com um sistema de 800 V, vai melhorar a velocidade de carregamento em 30%, permitindo carregar até 300 km em poucos minutos. Esta sexta geração da tecnologia eDrive permite ainda até mais 30% de autonomia. Tem a ver com a nova aerodinâmica, pneus e travões específicos e melhorados. Em 2025 iremos, finalmente, ver o produto final, o novo X3 “equipado” com muitas destas caraterísticas e pronto para andar na estrada.

Exit mobile version