Em 2015, a BMW apresentou uma função chamada controlo por gestos para o então novo Série 7. Podia rodar o dedo para ajustar o volume, rodar o dedo para a esquerda ou para a direita para mudar uma música e outras funcionalidades que eram melhor servidas por um botão.
Aparentemente, o construtor da Baviera apercebeu-se disso, uma vez que acaba de anunciar na CES que vai acabar com o controlo por gestos.
Na verdade, a questão é um pouco mais complexa do que isso, como relata o BMW Blog.
A marca considera que o seu novo sistema de controlo por voz avançou consideravelmente devido à integração da inteligência artificial, o que torna os gestos desnecessários. Da mesma forma, admite que poucas pessoas utilizaram a funcionalidade de controlo por gestos.
Isto faz sentido devido à sua natureza. A funcionalidade de controlo por gestos é praticamente invisível, a menos que se saiba que está lá, e não é muito útil mesmo que se saiba que está. É um truque de festa interessante, mas, em última análise, a sua funcionalidade é melhor conseguida através de outros tipos de controlos.
A BMW está a abandonar esta funcionalidade porque acabou de introduzir software e hardware totalmente novos para a sua futura linha de veículos Neue Klasse. Com sistemas de tração elétricos e de combustão interna, os Neue Klasse são uma mudança em relação à gama atual da BMW, apresentando novas bases, um estilo exterior atualizado e uma tecnologia interior mais sofisticada.