Com o i Hydrogen NEXT, a BMW mostra duas novas facetas: que em 2022 apresentará, numa pequena produção de veículos, “a próxima geração de sistemas de propulsão da célula de combustível de hidrogénio”, e que em 2025 vai dar início à comercialização de veículos com célula de combustível, ainda que esta segunda data esteja sujeita à adaptação de infraestruturas e ao mercado deste tipo de combustivel.
Para potenciar o auge desta tecnologia, o BMW Group associou-se à Toyota Motor Corporation que já tem um longo historial de experiência na comercialização de modelos alimentados a este tipo de combustível.
O i Hydrogen NEXT tem por base um X5 pintado em branco Mineral White e com detalhes específicos, como a decoração em cor azul que distingue as versões da BMW i e ainda as jantes exclusivas. A ausência de saídas de escape mostra a sua condição de veículo se motor térmico.
A potência do sistema de e propulsão é de 374 CV que são obtidos a partir da potência conjunta que entrega a bateria de iões de lítio e a célula de combustível. O sistemas de células de combustível produz, a partir da reação quimíca entre o hidrogénio e o oxigénio, 170 CV. Esta energia alimenta tanto a bateria de iões de lítio como o motor elétrico em função das necessidades através de um conversor elétrico que adapta a voltagem da corrente. O hidrogénio é armazenado em dois depósitos de seis kg cada um a 700 bares de pressão.
Desde 2013 que a BMW colabora com a Toyota para o desenvolviomento da tecnologia da pilha de combustível. Em 2015, iniciou uma investigação com um frota de protótipos do BMW Série 5 GT com células de combustível. Em 2006, a BMW apresentou o Hydrogen 7, um Série 7 com motor a combustão que podia funcionar a gasolina ou a hidrogénio, ainda que esta tecnologia seja diferente da deste novo protótipo.