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A BMW mostrou as primeiras imagens e deu a conhecer as primeiras informações da nova geração do Série 5, a sexta até agora. Para além de crescer face à geração anterior, recebe pela primeira vez opções totalmente elétricas.

Com chegada ao mercado agendada para outubro, os novos Série 5 e i5 foram desenvolvidos a partir da plataforma CLAR. Cresceu significativamente nas suas dimensões exteriores, apresentando um comprimento de 5,06 metros (mais 97 mm) e uma largura de 1,90 metros (mais 32 mm).
Para abrigar a bateria na versão elétrica, a altura também aumentou 36 mm para os 1,52 metros. A distância entre-eixos foi alongada 20 mm quase até aos três metros (2995 mm).

Do lado de forma, encontramos a interpretação moderna dos grupos óticos duplos e a grelha de rim da BMW. Os elementos LED estão posicionados quase verticalmente, servindo de indicadores de mudança de direção e luzes de circulação diurna.
Passando para o interior, o tablier possui dois ecrãs digitais, de 12,3” e 14,9”, e utiliza o sistema iDrive 8.5, que promete ser um interface mais intuitivo com a funcionalidade QuickSelect, que consiste num grupo de atalhos para o ecrã principal sem ser necessário recorrer a submenús. A bagageira oferece um volume útil de 520 litros nas versões de combustão e híbrida plug-in e de 490 litros no i5. Os bancos traseiros podem ser rebatidos numa configuração 40:20:20.

 

Quanto a motores, esta nova geração vai contar com motores a gasolina, a gasóleo e, pela primeira vez, elétricos. O BMW Série 5 estará disponível com motorizações ICE dotadas de tecnologia híbrida suave de 48V, associadas, de série, a uma nova caixa automática de oito velocidades. Para a Europa, a marca irá ter um motor de quatro cilindros de 2,0 litros que oferece uma potência de 208 CV na berlina a gasolina e 197 CV na berlina diesel. Na primavera de 2024, a oferta será reforçada com duas motorizações híbridas plug-in e um diesel de seis cilindros.

Quanto ao BMW i5, a versão elétrica, será proposto em duas opções: eDrive 60 e M60. O primeiro tem motor elétrico no eixo traseiro e oferece uma potência de 340 CV, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em seis segundos e alcançar uma velocidade máxima de 193 km/h. Já o M60 conta com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 601 CV, garantindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos. A velocidade máxima pode chegar aos 230 km/h.

A energia aos motores elétricos é fornecida por uma bateria com uma capacidade útil de 81,2 kWh que possibilita um alcance entre 497 km e 582 km no i5 eDrive 60 e de 455 km a 516 km.

Ricardo Carvalho

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