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É assim o restyling do BMW Série 1. Traz consigo um design completamente renovado e será lançado inicialmente nas versões 118d, 120d, 120 e M135 xDrive.

A BMW refere-se a este modelo como a quarta geração da Série 1, mas não é totalmente novo; é uma atualizada do modelo anterior, mantendo as mesmas bases.
A Série 1 marca uma mudança para a BMW, uma vez que é o primeiro modelo novo a abandonar o sufixo “i” para as variantes a gasolina. Esta mudança reflete a estratégia do construtor de automóveis da Baviera de utilizar o “i” exclusivamente como prefixo para nomes de veículos eléctricos.
O novo Série 1 é ligeiramente maior do que o seu antecessor. Mede 4.361 mm de comprimento, ou 42 mm mais comprido do que o modelo anterior. O hatch compacto tem 1.800 mm de largura e 1.459 mm de altura, o que o torna 25 mm mais alto do que antes. No geral, mantém proporções semelhantes com um capot longo e um punhado de linhas marcantes.

O interior vem equipado com um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e um ecrã de infoentretenimento de 10,7 polegadas, ambos alojados num único ecrã curvo e que oferece conetividade Apple CarPlay e Android Auto. A BMW também eliminou muitos botões do painel de instrumentos e da consola central, optando por um visual mais limpo e menos desordenado.

Todos os novos modelos da Série 1 virão de série com um interior sem pele e um tecido especial Arktur antracite. Um head-up display, um teto panorâmico em vidro e um sistema áudio Harman Kardon são opcionais. Existe também uma área de armazenamento de smartphone sem fios na consola central, controlo climático automático de zona dupla e iluminação ambiente. Os bancos traseiros rebatem numa divisão de 60:40 ou 40:20:40, proporcionando 380 litros de capacidade de carga com os bancos levantados e 1.200 litros quando rebatidos.

A gama completa da Série 1 é agora composta pelas versões 118d, 120d, 120 e M135, embora nem todos os mercados recebam os quatro modelos. O 120d possui um motor diesel de 2,0 litros e quatro cilindros, enquanto o 120 a gasolina está equipado com um motor de 1,5 litros e três cilindros. Ambos incorporam a tecnologia mild-hybrid de 48 volts. O 120 a gasolina debita 170 CV e 280 Nm de binário, enquanto o 120d debita 163 CV e 400 Nm de binário.

Na base da gama diesel está o 118d. Conta com um 2.0 litros turbo-diesel de quatro cilindros, embora tenha sido limitado a 150 CV e 360 Nm de binário.
No topo da gama continua a estar o M135 xDrive, que, tal como o 120, abandonou agora o “i” do seu nome. É impulsionado por um motor de 2,0 litros turbo de quatro cilindros agora com 300 CV. O binário atinge os 400 Nm.
Todos os modelos da Série 1 vêm agora equipados de série com uma transmissão de dupla embraiagem Steptronic de sete velocidades. Infelizmente, isto significa que, pela primeira vez na sua história de 20 anos de produção, a transmissão manual já não está disponível no Série 1.

Ricardo Carvalho

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