Revistacarros

BMW recorre à inteligência artificial para prever necessidades de manutenção

A BMW revelou uma nova solução baseada em recolha de informação e inteligência artificial capaz de prever necessidades de manutenção nos seus automóveis. O Proactive Care permite que o próprio veículo identifique os potenciais requisitos de manutenção para que em muitos casos possa antecipar essa necessidade e propor ao condutor uma solução proativamente.

Há já vários anos que os automóveis da BMW transmitem dados relacionados com os serviços diretamente para os concessionários – após confirmação do cliente – permitindo uma interação mais eficaz entre os clientes e a rede de serviço. Até à data, ainda era o cliente que tinha de abordar o seu concessionário BMW, mas agora são os próprios clientes que são abordados pela marca alemã.

BMW Proactive Care

Um diagnóstico digital aos pneus, mensagens de avaria no veículo e requisitos de serviço são exemplos de avaliações às quais podem ser feitas propostas personalizadas de solução depois de analisada a informação recolhida e de registadas as preferências do cliente. Dependendo da análise e diagnóstico, o cliente é notificado através de uma mensagem na aplicação My BMW, através de uma notificação no veículo, por e-mail, pelo seu gestor ou por uma chamada telefónica do serviço de assistência em viagem.

O Proactive Care proporciona igualmente dicas de assistência ao cliente (por exemplo, como resolver um problema através de uma atualização remota de software), bem como apoio para garantir a mobilidade ou sugerindo um concessionário na rede se não for mesmo possível evitar uma visita à oficina. O agendamento de serviços online, um vídeo de serviço personalizado, incluindo pagamento online, são algumas das opções igualmente possíveis.

O Proactive Care está disponível a nível mundial para todos os modelos BMW com Operating System 7 ou posterior (a partir da versão 07/2019). Os clientes apenas necessitam de um contrato BMW ConnectedDrive ativo e de registar o seu veículo na aplicação My BMW ou no portal My BMW com o seu BMW ID e guardar os seus dados de contacto.

Exit mobile version