fbpx




A Neue Klasse da BMW promete ser revolucionária e está a dar início a uma nova geração do sistema iDrive. A ele junta-se o Operating System X e ambos prometem mudar drasticamente a forma como os condutores interagem com o seu veículo.

Destinada a tornar-se uma “parte integrante” de todos os futuros modelos da marca alemã, a mais recente versão do iDrive tem quatro componentes principais.

O mais proeminente é um sistema de infoentretenimento com uma forma distinta, que inclui tecnologia de retroiluminação matricial. A BMW afirmou que o sistema tem uma estrutura de menus atualizada, bem como uma operação “fácil e conveniente”.

Acima disso está o novo sistema BMW Panoramic Vision, que é um ecrã de pilar a pilar que funciona como um ecrã frontal. Está dividido em três secções e a que está diretamente à frente do condutor é um painel de instrumentos digital.

As outras duas secções podem ser personalizadas com widgets que podem ser introduzidos no ecrã Panoramic Vision a partir do sistema de infoentretenimento. Este último pode acomodar até seis widgets, que podem ser dispostos conforme desejado. Estes parecem incluir ecrãs de bússola e meteorologia, bem como de áudio e navegação. Os clientes podem também visualizar a potência e o binário atuais, bem como um medidor G.

Existe também um Head-Up Display 3D opcional, que apresenta informações de navegação e de condução automatizada diretamente no campo de visão do condutor. A BMW afirmou que a utilização de dois ecrãs de informação é única e que a informação será “apresentada de uma forma perfeitamente coordenada”.

Embora os sistemas iDrive anteriores tenham utilizado um botão de controlo central, a versão mais recente baseia-se fortemente num novo volante multifunções. Faz parte da “abordagem tecnológica” da BMW e vê o volante servir como o principal controlador físico. Inclui botões de feedback tátil com superfícies “bem ponderadas e em relevo” que prometem torná-los fáceis de encontrar sem olhar.

O sistema operativo BMW X é apresentado como uma evolução do sistema atual e baseia-se, mais uma vez, no Android. Promete uma “maior capacidade de atualização e atualização”, bem como uma interação perfeita entre os vários ecrãs.

Tal como a BMW refere, “uma chamada recebida faz surgir inicialmente um gráfico no [ecrã] BMW Panoramic Vision. Ao mesmo tempo, um símbolo no botão relevante do volante que não estava visível anteriormente é iluminado a verde, indicando a opção de atender a chamada premindo o botão ou rejeitá-la com um toque no lado direito do volante”.

Além disso, quando se utiliza o sistema de navegação, os alertas de orientação de percurso são apresentados no ecrã 3D Head-Up Display. Informações sobre estradas e cruzamentos são mostradas no ecrã Panoramic Vision, enquanto um mapa completo pode ser mostrado no sistema de infoentretenimento.

O construtor afirmou ainda que o Sistema Operativo X permite uma maior personalização. Isto inclui a capacidade de carregar imagens para utilizar como fundo no sistema de informação e lazer.

Este novo sistema vai ser estreado nos novos modelos da marca que deverão começar a ser lançados lá para o final deste ano.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade