Em 1995, a BMW apresentou um espantoso concept de roadster de “saltos altos”, o Z18. Este estranho objeto nunca chegou a ser produzido em série, mas tinha algumas caraterísticas peculiares, que não deixavam de ter o seu encanto…
Nos anos 90, os designers tinham uma mente fértil, para dizer o mínimo. As marcas aproveitavam todos os salões automóveis para revelar concept cars, cada um mais original e excêntrico do que o anterior. Em 1995, a BMW apresentou o Z18, um espantoso conceito de roadster elevado que, de certos ângulos, se assemelhava estranhamente a um barco…
O princípio era simples: oferecer a possibilidade de sair dos circuitos habituais, de andar ao sabor do vento, sem pretender fazer uma condução puramente todo-o-terreno. No final, o Z18 poderia ser considerado o verdadeiro antepassado do Volkswagen T-Roc Cabriolet e do Range Rover Evoque Cabriolet. Terá a marca bávara estado demasiado à frente do seu tempo?
Visualmente, o Z18 era diferente de tudo o que a BMW havia produzido até então. A grelha de duplo feixe é certamente o único detalhe que se manteve no veículo. O resto é completamente novo. Os faróis consistem em 2 grupos de luzes redondas, enquanto as luzes traseiras parecem ser metades das luzes do Série 3 E36. As cavas das rodas estendem-se até à borda do capô, enquanto os guarda-lamas adicionais estão posicionados logo acima dos pneus.
O habitáculo, por outro lado, faz lembrar o Z8. O painel de instrumentos funde-se com os painéis das portas, enquanto manómetros são deslocados para o centro, libertando espaço atrás do volante. A consola central é muito simples, com os comandos do ar condicionado no centro e o rádio na parte inferior. O Z18 está equipado com bacquets com almofadas laterais perfuradas. O habitáculo oferecia uma modularidade inteligente, com a opção de acomodar 2 pessoas extra ou de transformar a secção traseira numa cama de pick-up. O espelho retrovisor central estava integrado no pilar superior do para-brisas.
No que respeita à parte técnica, a BMW apenas divulgou as informações essenciais. O Z18 era alimentado por um motor 4.4 V8 de aspiração natural com 355 CV. Uma unidade já vista em alguns modelos de produção da gama BMW, nomeadamente alguns anos mais tarde no X5 E53. O concept contava ainda com tração integral. Sem nunca dar detalhes, a marca mencionou uma interessante relação peso-potência, graças à carroçaria de plástico que aligeirou o conjunto.