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BMW M5 Touring é uma carrinha PHEV com… 727 CV

Quando o novo BMW M5 fez a sua estreia, há dois meses, gerou polémica pelo seu elevado peso, que é realmente difícil de “encaixar” num carro de alta performance, e por uma imagem que está longe de ser discreta, ao contrário dos seus antecessores. Mas também apresentava uns brutais 727 CV a partir de um sistema V8 PHEV.

Em todo o caso, voltemos ao presente e aproveitemos, porque ao fim de 14 anos há, novamente, um M5 Touring de novo. Só aconteceu três vezes nos 40 anos de história deste ícone (1992 e 2007), por isso, aqueles que a puderem comprar, não percam esta oportunidade!
Naturalmente, herda o grupo propulsor da berlina. Os 727 CV e os 1.000 Nm de binário fazem dele a mais potente carrinha de produção com motor de combustão do mundo (o Porsche Taycan Turbo S Sport Turismo, 100% elétrico, produz 952 CV). E é provavelmente também o mais pesado, uma vez que o M5 Touring é ainda mais pesado do que a berlina, com um peso em ordem de marcha (incluindo o condutor) de 2.550 kg.

Com um comprimento de 5.096 mm e uma largura de 1.970 mm, o BMW M5 Touring 2024 corresponde às dimensões da berlina, o que o torna 36 mm mais comprido e 70 mm mais largo do que o Série 5 Touring de série. A altura de 1.516 mm é a mesma.
Visualmente, tal como a berlina, é realmente um modelo de grande impacto (talvez demasiado?). As cavas das rodas dianteiras sobressaem 75 mm e as traseiras 48 mm. A grande entrada de ar central na dianteira assegura um aspeto agressivo, tal como o spoiler de tejadilho com uma forma muito proeminente e um difusor de duas peças na traseira. Este último é dividido por uma barra central, que incorpora uma luz de presença vermelha ao estilo dos carros de competição da marca.

 

Os grandes tubos de escape duplos são cromados em preto de série. O automóvel está equipado de série com jantes de 20 e 21 polegadas, com pneus 285/40 ZR20 à frente e 295/35 ZR21 atrás.
Para além do peso elevado, o grupo motopropulsor também está a causar alguma polémica. Era realmente necessário instalar um sistema PHEV pesado, que só por si acrescenta mais de 400 quilos ao peso total? Aparentemente, não havia alternativa. Com um grupo motopropulsor V8 puro, os regulamentos de emissões não teriam sido cumpridos. É assim que as coisas são…

Os 727 CV combinados são conseguidos pelo familiar bloco V8 twin-turbo de 4,4 litros com 585 cv e 750 Nm, mais um motor elétrico com 197 CV e 280 Nm, cujo binário pode ser aumentado para 450 Nm.
Como habitualmente, a transmissão é feita através da caixa automática de oito velocidades com conversor de binário Steptronic, que inclui o Launch Control.

A tração integral xDrive do Touring oferece a opção de “ancorar” toda a potência no eixo traseiro e oferece o programa 4WD Sport, que envia mais binário para o eixo traseiro. Existe também um diferencial traseiro autoblocante controlado eletronicamente para distribuir a potência de forma variável às rodas traseiras.
Apesar da “mochila” elétrica, o desempenho não é mau de todo. O M5 Touring faz 0-100 km/h em 3,6 segundos, 0-200 em 11,1 segundos e a velocidade máxima atinge os 305 km/h.

Uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de armazenamento útil de 18,6 kWh está localizada na parte inferior da carroçaria. A BMW afirma ter uma autonomia elétrica de até 67 quilómetros. O carregamento é efetuado com até 11 kW. Isto significa que o nível de carga pode ser alterado de 0 a 100% em 2 horas e 15 minutos.
Tal como a berlina, o M5 Touring baseia-se numa suspensão M adaptativa, a dianteira com braços duplos e a traseira com cinco braços. O automóvel integra um extenso pacote de pontos de ligação dianteiros e traseiros para melhorar a rigidez torsional. A BMW também realça a ligação particularmente rígida do chassis à carroçaria e da direção ao suporte do eixo dianteiro.

Em comparação com o Série 5 Touring de série, a cinemática do chassis também foi significativamente melhorada. Existem braços de controlo modificados, rolamentos mais rígidos e outras soluções para otimizar a dinâmica.
No M5, a direção é rigidamente aparafusada ao eixo. Devido ao seu tamanho e peso, optou-se, pela primeira vez, por um sistema de direção das rodas traseiras (rear-wheel steering) com um ângulo de direção até 1,5 graus.
Os chamados travões compostos M com pinças de seis pistões na frente e pinças flutuantes de um pistão na traseira são de série. Também disponíveis como opção estão os travões carbocerâmicos, que reduzem o peso do veículo em 25 quilos.

O habitáculo exala simultaneamente desportivismo e luxo. As imagens mostram couro com um ligeiro efeito brilhante, disponível pela primeira vez, na parte superior dos bancos e nas portas. O interior é preto de série, com três variantes de dois tons disponíveis como opção. Em 2025, serão acrescentadas mais duas versões em dois tons.
A M GmbH também aplanou a parte inferior dos seus volantes. Como sempre, o aro é muito espesso e apresenta naturalmente os botões M vermelhos, que podem ser utilizados para selecionar as definições pré-configuradas para os modos de condução. As patilhas de mudança de velocidades são pretas com detalhes vermelhos.

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