A mais recente adição à gama M da BMW é provavelmente uma das mais aguardadas dos últimos tempos, e prova disso foram os inúmeros teasers que foram surgindo online.
O novo M3 Touring marca também a primeira vez que a marca alemã aplicou o tratamento M à carrinha Série 3, e que tratamento! Tirando partido do fantástico motor B58 de seis cilindros e 3,0 litros, o M3 Touring produz uns deliciosos 503 cavalos e 650Nm de binário que são entregues a ambos os eixos através de uma caixa automática de oito velocidades e um diferencial Active M.
Isto traduz-se numa aceleração dos 0 aos 100Km/h em apenas 3,6 segundos e uma velocidade máxima de 280Km/h com o pack opcional M Driver, o que coloca o M3 Touring bem perto do nível de desempenho do M3 Competition Saloon, apesar do peso e comprimento extra. Ainda para mais, dada a distribuição de peso perto de 50:50, em combinação com suspensões e direção ajustadas especificamente para esta berlina, o novo M3 Touring oferece uma combinação ótima de agilidade, dinâmica e precisão.
O interior assemelha-se ainda mais ao modelo base, com uma configuração familiar dominada por um novo ecrã de infoentretenimento de 14,9 polegadas com o mais recente sistema operacional iDrive de oitava geração e um cluster de 12,3 polegadas onde se encontram os mostradores. Tal como no M3 Saloon, o Touring oferece uma sensação de condução desportiva através de pormenores em vermelho espalhados pelo volante e nos assentos que, opcionalmente, podem ser fabricados inteiramente em fibra de carbono.
Por: Nuno Freitas Faria