fbpx




Os veículos elétricos da BMW estão a ter boa performance comercial, mas um modelo que tem lutado para manter o interesse do consumidor é o SUV de tamanho médio iX, no mercado desde 2021.

Para injetar alguma vida, a BMW apresentou o iX facelift, com mudanças em sua hierarquia de versões, atualizações externas e internas e alguns ajustes sob o capô que resultam num aumento de eficiência de 10% para a opção de volume xDrive60. Crucialmente para quase todos os potenciais proprietários, a potência aumentou em relação ao modelo anterior, tal como a autonomia.

O iX 2026 recebe uma gama de modelos renovada, incluindo uma nova especificação de nível de entrada. Para começar, os modelos anteriormente conhecidos como xDrive50 e M60 foram aumentados para se tornarem xDrive60 e M70, respetivamente. Isto é para refletir o seu aumento de potência, mas também – talvez não intencionalmente – serve como outra forma de diferenciar os modelos pré-facelift dos modelos pós-facelift.

Nova versão de acesso

O xDrive60 chega 543 CV (400 kW) – acima dos 523 CV do xDrive50 (385 kW), enquanto o M70 obtém 659 cv (485 kW), 40 CV a mais que o M60.
Tudo isto é muito bom, mas suspeitamos que a maioria das pessoas estará mais interessada nas melhorias de autonomia, com o novo xDrive60 consegue uma autonomia de 547 km, o que representa um aumento de cerca de 48 km em relação ao modelo anterior. O M70 regista um aumento semelhante, com 486 km em comparação com as 458 km do M60. Os valores de autonomia indicados baseiam-se no ciclo EPA.

Muito bem, esta atualização não é exatamente uma revolução em termos de desempenho. O que pode ser mais interessante para os números de vendas é a introdução de um terceiro cmodelo que se situará abaixo do xDrive60. O xDrive45 chega ao mercado, oferecendo 408 CV (300 kW) e uma autonomia de 502 km.

O xDrive45 não dispensa um motor nem sacrifica a tração integral, mas inclui um motor traseiro ligeiramente menos potente e sacrifica um pouco a velocidade de carregamento. Mas vai permitir o posicionamento de preço mais atrativo de sempre para este modelo. Em alguns mercado o valor de acesso à gama será até 10.000 euros inferior.

Frente luminosa

O iX continua a ser um iX, sem alterações significativas no design exterior. Na verdade, a linguagem de design – apesar da grelha Bugs Bunny (agora disponível com iluminação) – tornou-se ligeiramente mais contida. Os modelos normais têm agora uma grelha com um tratamento diagonal interno semelhante ao de outros BMWs recentes, como o X3, enquanto o M70 adopta um padrão que faz lembrar o M3 e o M4. Existem muitos pequenos ajustes em todo o carro, mas a principal diferença que irá notar são os aventais dianteiros e traseiros mais integrados. Eles são menos confusos, com menos contraste de plástico preto.

Também existem diferenças subtis para o M70, com faróis e farolins traseiros Shadowline (BMW-speak para preto), que também podem ser opcionais com os pacotes M Sport e M Sport Professional. O que o M70 tem de exclusivo é uma grelha única, capas dos espelhos retrovisores pretas e jantes de liga leve exclusivas.

Por falar em jantes, o iX vem com jantes de 20 polegadas de série, enquanto as jantes de 21 e 22 polegadas são opcionais – mas apenas se optar por um dos pacotes M. Entretanto, o M70 pode ser opcionalmente equipado com jantes de 23 polegadas pela primeira vez, enquanto as jantes de 21 e 22 polegadas apresentam 70% de alumínio secundário e todas estas ligas têm inserções de plástico para uma maior eficiência aerodinâmica.

O interior continua a ser um lugar familiar, com o ecrã curvo da BMW, o sistema operativo 8.5 e outros aspetos tecnológicos que permanecem os mesmos de antes. A mudança mais significativa no interior do 2026 iX é a adição dos novos bancos New M Multi-Function – são de série no topo de gama M70, mas para obter estas cadeiras de capitão melhoradas no xDrive45 do xDrive60, terá de optar pelo Pacote M Sport.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade