O modelo único, que na realidade é o carro de corrida vencedor do campeonato ALMS de 2001, celebra o 30º aniversário da série Need for Speed.
Talvez o carro mais icónico do franchise de jogos Need for Speed tenha sido revivido pela BMW e está agora em exposição no museu BMW Welt na Alemanha até ao início de janeiro de 2025. Para os jogadores e entusiastas de automóveis, esta é uma oportunidade de ver um pedaço de história virtual tornado real. Estamos, claro, a falar do inconfundível M3 GTR prateado e azul de Need for Speed: Most Wanted.
A nona edição da série Need for Speed foi lançada em 2005 e apresentava o E46 M3 GTR na capa. Na altura do seu lançamento, Most Wanted foi aclamado pela crítica e ainda é considerado por muitos (incluindo eu) como o melhor jogo NFS. Joguei-o durante horas a fio quando era miúdo, e o M3 GTR era o meu carro preferido – juntamente com um Porsche Carrera GT azul brilhante que acrescentei à minha garagem.
Ao longo dos anos, muitos proprietários de BMW fizeram com que os seus M3s se parecessem com o carro do jogo, mas só agora é que a própria BMW o tornou realidade. A BMW está a trabalhar em parceria com a Electronic Arts para criar um carro de corrida, que celebra o 30.º aniversário da série Need for Speed e coincide com a adição do carro ao último DLC de Need for Speed: Unbound, lançado pela primeira vez em 2022.
Trabalhando em parceria com a Electronic Arts, a BMW concebeu uma pintura prateada e azul para o M3, que reproduz na perfeição o carro do jogo. Também não se trata de um E46 M3 de estrada, mas sim do BMW E46 M3 GTR n.º 42 que foi pilotado por Jörg Müller e J.J. Lehto em 2001. Não só é um M3 GTR legítimo, como ganhou o campeonato de pilotos e de construtores da ALMS GT Series de 2001.