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A nova gama Série 5 está a crescer com a chegada de mais uma opção de carroçaria, a carrinha ou Touring. Segue os passos do sedan redesenhado e pretende ser uma alternativa atraente aos crossovers.

Com lançamento previsto para maio deste ano, a carrinha não se afasta muito da sua congénere, uma vez que evita as curvas suaves para dar lugar a linhas nítidas e superfícies cinzeladas. Também podemos ver uma grelha pronunciada, que será proposta com iluminação de contorno BMW Iconic Glow opcional.

Atrás, encontramos uma forte linha de “ombros” e um teto suavemente inclinado. A estes junta-se uma traseira relativamente simples que apresenta uma janela angular e faróis traseiros esguios.
Em termos de tamanho, esta carrinha é 97 mm mais comprida, 32 mm mais larga e 17 mm mais alta do que o seu antecessor. A distância entre eixos também aumentou em 20 mm.

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No interior, encontramos uma imagem familiar, com um ecrã curvo que consiste num painel de instrumentos digital de 12,3″ e um sistema de infoentretenimento de 14,9″. Este último utiliza o Sistema Operativo BMW 8.5, o que significa que suporta streaming de vídeo, bem como jogos de consola.
A bagageira tem capacidade para 570 litros, mas pode ser expandida para 1700 litros rebatendo os bancos traseiros. Existe um espaço de arrumação por baixo do piso de carga, bem como um portão traseiro elétrico para facilitar a carga e a descarga.

Esta será também a primeira carrinha elétrica da marca bávara, a i5, com uma bateria de 81,2 kWh. Na i5 eDrive40 Touring, encontramos um motor montado na traseira que desenvolve 340 CV e 430 Nm de binário. Isto permite que o modelo atinja as 100 km/h em 6,1 segundos e percorra até 560 km com uma carga.
Existirá ainda a versão i5 M60 xDrive Touring que possui tração integral de motor duplo com 601 CV e 820 Nm de binário. Aqui, a autonomia é de 506 km, na melhor das hipóteses.

Para os adeptos dos motores a combustão, existem algumas opções híbridas ligeiras, incluindo um turbodiesel de 2,0 litros e quatro cilindros com 197 CV 400 Nm) de binário.
Serão oferecidas opções adicionais, incluindo um diesel de seis cilindros e duas variantes de modelos com a última geração da cadeia cinemática plug-in da marca.

Ricardo Carvalho

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