A BMW vai dar início à comercialização do seu SUV maior em Portugal nos próximos dias. O XM, é um SUV que vai marcar o mercado, não só pela imagem mas também pelas dimensões.
De porte avantajado (5,110 metros de comprimento, 2,005 m de largura e 1,755 m de altura, para uma distância entre eixos de 3,105 m) desmultiplica-se em pormenores de extravagância, é a própria BMW que assim os apelida, como que a fazer ponte para o que se esconde sob o capot…
O motor é um 4.4 V8 biturbo de 489 CV, assistido por um propulsor elétrico de 197 CV, para um rendimento máximo combinado de 653 CV e um pico de 800 Nm de binário. Se utilizado a solo, o motor elétrico é capaz de 450 Nm. A unidade elétrica é alimentada por energia armazenada numa bateria de iões de lítio de 25,7 kWh úteis.
Para este colosso de 2785 kg, a BMW anuncia aceleração 0-100 km/h em 4,3 segundos e 250 km/h de velocidade máxima (que pode subir até aos 270 km/h com o opcional Pack M Driver’s). A BMW a anuncia autonomias entre 82 e 88 km em modo puramente elétrico. A caixa é automática 8 velocidades.
No outono deste ano irá surge a versão Label Red que, com 748 CV, será o mais potente modelo da BMW alguma vez produzido.
A versão menos “potente”, está já disponível em Portugal com preço a partir de 195.360 euros.