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A Isuzu Austrália colaborou com a empresa de engenharia local Walkinshaw, criando uma versão mais capaz da D-Max, recentemente renovada, denominada Blade.

A pick-up beneficia de atualizações ao nível do estilo e do chassis que melhoram as suas credenciais todo-o-terreno, sem quaisquer alterações no grupo motopropulsor turbodiesel. O Isuzu D-Max Blade é um rival direto do Nissan Navara Pro-4X Warrior da Premcar, concebido localmente, mas também pode servir como uma alternativa mais barata à Toyota Hilux GR Sport e à Ford Ranger Raptor.

O Walkinshaw Automotive Group foi o único responsável pelo projeto, tendo despendido mais de três anos no seu desenvolvimento. De acordo com a empresa, mais de uma dúzia de protótipos percorreram 100.000 km de testes de durabilidade em Melbourne e no Outback da Austrália.
Visualmente, o destaque do Blade é a grelha redesenhada, com um acabamento em preto acetinado e uma barra de luz LED curva integrada na secção inferior. A chapa de proteção vermelha na frente é feita de aço mais espesso, com a inscrição Isuzu e pontos de recuperação duplos.

De perfil, as extensões largas dos guarda-lamas realçam as novas jantes de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus todo-o-terreno Goodyear Wrangler Duratrac RT (275/65 R17). O camião também inclui um conjunto de decalques, degraus laterais tubulares e uma barra desportiva.Mais importante ainda, a suspensão afinada localmente foi melhorada com amortecedores de tubo duplo MTV de 35 mm à frente, que se diz melhorarem o controlo e a durabilidade. No geral, as modificações proporcionam uma elevação de 29 mm em comparação com a versão original, resultando numa distância ao solo de 244 mm.

A Walkinshaw não mudou nada no motor turbodiesel de 3,0 litros, que gera os mesmos 190 CV e 450 Nm de binário do resto da gama. A falta de um aumento de potência foi uma escolha consciente, pois acrescentaria muito custo ao projeto.

A potência é transmitida às quatro rodas através de uma caixa automática de seis velocidades, com a ajuda de uma caixa de transferência de duas velocidades, um bloqueio eletrónico do diferencial traseiro e um novo modo de terreno acidentado. A pick-up de tamanho médio tem uma capacidade de reboque de 3,5 toneladas e uma carga útil de 896 kg.

As modificações interiores limitam-se ao logótipo Blade nos apoios de cabeça, tapetes e soleiras laterais. Por fim, existe uma placa numerada no manípulo da caixa de velocidades e no compartimento do motor.

 

 

Ricardo Carvalho

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