fbpx




Elétrico, autónomo, capaz de alcançar os 300 km/h e com 700 quilómetros de autonomia: a Bentley cumpre o seu centenário olhando para o futuro com uma contundente declaração de intenções.

Qualquer entidade que alcance a mágica idade dos 100 anos desde a sua fundação tem a oportunidade de comemorar a história, mas também de enviar uma mensagem a dizer algo como “chegamos até aqui, por isso agora queremos seguir naquela direção”. É este o caso da Bentley, que ao longo de 2019 comemora um século de vida com uma série de atividades especiais: a equipa de competição tem um objetivo específico de vitórias, apresentou uma edição especial do Continental GT chamada “Number 1”, marcou o símbolo (o “B” alado) de cada unidade fabricada ao longo deste ano, e produziu miniaturas especiais, entre outras coisas.
Contudo, a grande peça de todo este puzzle festivo é o superdesportivo que lhe damos a conhecer este mês. Um concept denominado Bentley EXP 100 GT com o qual a marca comemora o passado com os olhos postos no futuro. Vejamos porquê…

Elétrico e autónomo

Comecemos por falar do motor, ou melhor, dos motores, porque este protótipo conta com quatro propulsores elétricos (um em cada roda) ligados por uma repartição vetorial de potência que consegue passar para o asfalto o descomunal binário de 1.500 Nm. Para já, o valor total de potência não foi revelado, mas não é de estranhar que supere os 1.000 CV. Tudo isto para locomover uma escultural carroçaria de quase seis metros de comprimento por 2,4 m de largura e 1.900 kg de peso. Dimensões generosíssimas para as quais se estima uma velocidade máxima de 300 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 2,5 segundos.

A questão com os carros elétricos, sejam de que segmento forem, é que não importam só os números de potência e velocidade, mas também outros detalhes fulcrais como a autonomia e a capacidade de carga. A Bentley teve este aspeto em consideração e, se considerarmos o tamanho e as prestações salientadas, anuncia números surpreendentes: 700 km de autonomia e uma bateria capaz de carregar 80% em 15 minutos. Um cenário que desperta algumas dúvidas sobre a tecnologia que utilizará para conseguir tal rendimento. A seu tempo saberemos. Outro ponto que a marca britânica adiantou na apresentação deste protótipo é o facto de se tratar de um automóvel com sistema de condução completamente autónomo, mas que permite ser guiado manualmente. Além disso, dispõe de um dispositivo de assistência por inteligência artificial controlado por gestos.

E por dentro…

Quanto ao desenho, não há dúvidas que estamos perante um autêntico GT da marca do “B” alado que transpira futuro por cada um dos seus poros. Assim, não será descabido que algumas das suas linhas sejam utilizadas em futuros modelos do fabricante. 
 Na sua carroçaria encontramos pormenores em cobre e alumínio, carroçaria na cor Compass, grelha retro iluminada, ecrã OLED 3D na secção traseira… O interior vai ainda mais além, com bancos biométricos que medem a temperatura e a posição dos passageiros para se ajustarem de forma eficiente, tejadilho panorâmico capaz de filtrar a luz exterior e permitir que esta entre no habitáculo de forma sintetizada, sistema de purificação do ar, ecrãs de realidade aumentada e, cumprindo a tradição da marca, tudo elaborado com materiais nobres à base de couros, lãs, madeiras e até uma inserção de cobre com 5 mil anos de vida.
Em suma, é assim que a Bentley imagina o futuro. Uma projeção que tem como objetivo inspirar todos os novos modelos da marca e que deverá ser lançado em 2035.

Texto José Armando Gómez

Bentley EXP 100 GT

FICHA TÉCNICA

TIPO DE MOTOR4 Motores elétricos
CILINDRADA
POTÊNCIAND
BINÁRIO MÁXIMO1.500 Nm
V. MÁXIMA300 km/h
ACELERAÇÃO2,5 s (0 a 100 km/h)
AUTONOMIA700 km
DIMENSÕES (C/L/A)5.800 / 2.400 / N.D. mm
PNEUSND
PESO1.900 kg
PREÇO ND
LANÇAMENTO2035

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade