fbpx




A CUPRA continua a explorar novas possibilidades de combinar sustentabilidade e tecnologia, desenvolvendo e trabalhando com novos materiais como parte dos seus esforços para reduzir o impacto ambiental dos seus automóveis.

Como resultado, os elementos naturais estão a desempenhar um papel cada vez mais importante nos novos modelos da marca, como se pode ver no novo CUPRA Born VZ. Este veículo totalmente elétrico apresenta agora bancos CUP Bucket exclusivos, estofados com materiais sustentáveis que reinterpretam a autenticidade da marca.


Um impulso sustentável. Um dos elementos-chave no design dos novos CUP Bucket do CUPRA Born VZ é o encosto, onde a fibra de carbono e a fibra de vidro foram substituídas por uma fibra de linho mais sustentável.
A implementação da fibra de linho significa uma redução considerável das emissões de CO2 durante a produção dos bancos, precisamente em 49%. Além disso, vale a pena sublinhar que este produto natural não é cultivado propositadamente para os criar, utilizando a planta do linho na sua totalidade sem gerar resíduos. Por exemplo, quando as fibras longas são utilizadas para compósitos de alta performance, as fibras curtas podem depois ser utilizadas para isolamento e as sementes como superalimento.

Por isso, como resultado da singularidade desta fibra natural e do seu processo de fabrico, cada cliente vai ter um assento com a sua personalidade. Estas características refletem-se no padrão do tecido do encosto e servem para reforçar o ADN disruptivo da CUPRA.
A CUPRA está a colaborar com a Bcomp e a Sabelt para integrar a fibra de linho e desenvolver a inovadora estrutura em forma de concha, tornando possível a implementação de um material amigo do ambiente no CUPRA Born VZ, reduzindo a utilização de plásticos e proporcionando o mesmo nível de segurança que a fibra de carbono.

Este conceito deixou de ser uma inspiração e passou a fazer parte do ADN da marca. Este compromisso com materiais sustentáveis também pode ser visto nos estofos, uma vez que a base é feita com tecido SEAQUAL YARN criado a partir de resíduos plásticos extraídos do mar, para além da utilização de microfibra DINAMICA, que é feita com 73% de poliéster reciclado. A sustentabilidade é, sem dúvida, uma obsessão que a CUPRA continuará a explorar para se manter na vanguarda da inovação e da mobilidade do futuro.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade