A forma como nos deslocamos nas nossas cidades está a mudar. As pessoas estão cada vez mais a caminhar, a usar a bicicleta e a scooter para chegar ao seu destino final. Há também uma necessidade crescente de mobiliário urbano onde residentes e visitantes possam relaxar e descansar.
Por isso, os estudantes de design Corentin Janel e Guillaume Innocenti criaram um conceito curioso – um banco motorizado a que chamaram “TOD”, abreviatura do inglês “Talk Or Drive”. Esta ideia saiu vencedora do “Ford Fund Smart Mobility Challenge”, arrecadando os seus criadores um prémio no valor de £ 12.500 (cerca de € 14.600), que serão aplicados na transformação do projeto em realidade. Organizado pelo Ford Fund, a fundação empresarial e braço filantrópico da companhia, e o Royal College of Art, no Reino Unido, permitiu-se aos estudantes que participaram no desafio apresentarem ideias que ofereçam soluções de mobilidade urbana sustentáveis e que beneficiem a comunidade.
“Um banco motorizado é um grande exemplo de como o design pode ajudar a for mar o padrão do tecido das cidades, pois é algo divertido, prático e multifuncional ”, afirmou Amko Leenarts, Diretor de Design da Ford Europa. “É uma forma inteligente de tornar a mobilidade parte integrante da cidade, encorajar as pessoas a interagir e pe rmitir que estas vivam as cidades de uma forma totalmente nova”.
O “TOD” foi concebido como um sistema adaptável com um modo estático e um modo móvel. No modo estático, é um banco que pode ser estendido para acomodar três pessoas , sendo possível acrescentar facilmente acessórios, como cadeiras e cantos, utilizando um sistema de kits do tipo plug-in. Além disso, pode ser acoplado aos dois bancos um quadrado plano, dando origem a uma mesa de piquenique.
No modo móvel, a scooter em forma de banco pode transportar até duas pessoas e tem uma velocidade máxima de 20 km/h.
Uma escotilha, ao meio, dá acesso a um espaço para bagagem, enquanto que as faixas elásticas, atrás e nas laterais, permitem aos utilizadores transportar artigos pequenos e compridos. Os utilizadores podem localizar e reservar um banco ou uma scooter através de uma aplicação dedicada. “Pretendemos criar um serviço comunitário que se adaptasse à vida urbana dos seus utilizadores. Vencer o desafio dá-nos muita confiança na nossa proposta e permite-nos construir um protótipo para que a nossa ideia se possa tornar realidade.
Trabalhar num protótipo à escala real permitir-nos-á compreender plenamente o conjunto e, ao mesmo tempo, pensar nos materiais, no processo e na experiência do utilizador”, comentaram, no final, Janel e Innocenti, os designers vencedores. O Ford Fund concedeu ainda um montante de £ 5.000 (cerca de € 5.840) ao projeto “Cardiac Patrol”, uma proposta para equipar veículos privados com dispositivos desfibriladores externos automatizados para uso em caso de emergência, bem como ao “Communi-T”, um veículo interativo que poderia ajudar os sem-abrigo e outras pessoas necessitadas.