A Alpina celebra 60 anos no mundo dos automóveis este mês e fá-lo com um modelo atualizado, o B8 GT. Baseado no BMWSérie 8 Gran Coupe de quatro portas e limitado a apenas 99 unidades, supera o carro M graças ao motor mais potente que a Alpina alguma vez construiu.
O V8 bi-turbo de 4,4 litros, que já está instalado no mais pequeno B5 GT, produz 643 CV (466 kW), mais 9 CV do que o antigo B8 não GT, e faz sombra aos 625 CV (460 kW) do M8.
Os valores de binário mostram uma vitória ainda maior para o topo de gama da empresa de Buchloe: o seu V8 disponibilza 850 Nm em comparação com os 800 Nm do anterior B8 e apenas 750 Nm do M8 original da BMW.
A Alpina afirma que um novo silenciador central melhora o som do V8, enquanto uma caixa de transferências ajustada, envia mais potência para as rodas traseiras do coupé AWD, que são controladas por um e-diff com novo software.
Diz-se que estas alterações melhoram a agilidade, mas o GT mantém-se confortável em viagens mais longas, refere a Alpina.
Os pormenores exteriores personalizados que distinguem o GT dos outros Gran Coupé da Série 8 incluem um difusor e condutas de ar, todos fabricados em carbono, além das distintas jantes forjadas de 21 polegadas, cujas tampas centrais não são de plástico barato, mas sim de alumínio sólido.
A inscrição B8 GT vem de série nas soleiras das portas e nos pilares B, e as faixas opcionais vêm num carbono metálico relativamente discreto.
Os compradores podem escolher entre sete acabamentos de pintura, e 20 dos 99 automóveis terão um revestimento bicolor que combina azul ou verde com preto.
A BMW adquiriu a Alpina em 2022, pouco antes da morte de Bovensiepen, e assumirá o controlo total a partir do início do próximo ano, o que poderá fazer do B8 GT uma peça de coleção. Estamos ansiosos por ver o que a BMW tem planeado para a marca nos próximos anos.
