A Audi desvenda, agora, a nova geração do SQ5 TDI. Marcado não somente por todas as alterações estéticas e técnicas exibidas pelas versões mais convencionais, mas também e principalmente, pela introdução de um revisto 3.0 V6 TDI.
Aliás e começando, precisamente, pelo renovado 3.0 V6 TDI, surge agora a anunciar 341 cv de potência e 700 Nm de binário, entre as 1.750 e 3.250 rpm. Argumentos que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, mantendo-se a velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Resultado das alterações operadas no bloco, e que passaram pela colocação de pistons em aço forjado ao invés de alumínio, a par de um retorno escalonado para uma combustão mais rápida e eficiente, o V6 tornou-se, acima de tudo, mais eficiente, além de ter passado a disponibilizar a potência mais cedo.
A ajudar a estas melhorias, novos sensores piezoelétricos para os injetores de solenóide, enquanto o intercooler é agora um refrigerador indirecto de água/ar, montado dentro do ‘V’ do motor. Sendo que, também o turbocompressor, passa a contar com uma roda mais pequena e leve, ao mesmo tempo que o coletor de escape, passa a estar melhor isolado.
Tal como até aqui, mantém-se o contributo do sistema Mild Hybrid de 48V, o qual consegue recuperar até 8 kW de potência e fazer o veículo circular, até um total de 40 segundos, com o motor desligado. Com a Audi a atribuir, ainda, a este sistema híbrido moderado, ganhos nos consumos de até 0,7 l/100 km.
Passando aos restantes aspectos técnicos, destaque para o facto do SQ5 TDI apresentar uma distância ao solo reduzida em 30 mm, face às versões convencionais, graças à opção por uma suspensão S Sport com amortecedores activos. Sendo que, para os mais exigentes, a Audi disponibiliza, ainda e em opção, um diferencial de cariz mais desportivo, assim como uma suspensão adaptativa a ar, de configuração igualmente ainda mais desportiva.