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O Audi RS3 de 2025 pode ser apenas um facelift a meio da vida, mas os engenheiros especializados da marca elevaram o seu desempenho a novos patamares e já conquistaram um novo recorde de volta a Nurburgring para automóveis compactos. Com o véu levantado sobre o novo modelo, sabemos agora o que o distingue da versão anterior.

Como é habitual para os carros reestilizados, o RS3 2025 beneficia de uma série de modificações de estilo óbvias. A enorme grelha de estrutura única da Audi foi alterada e inclui um novo contorno, enquanto as novas entradas de ar e um separador mais pronunciado contribuem para o apelo do automóvel.
As luzes diurnas LED estão mais complexas do que nunca e incluem 24 elementos dispostos num padrão de bandeira axadrezada. Para aqueles que não gostam deste design, podem ser configuradas três outras disposições de luz DRL através do ecrã de infoentretenimento do automóvel.

Na parte de trás, o RS3 2025 apresenta novos gráficos de luzes traseiras, reflectores laterais verticais, um difusor alargado e dois novos tubos de escape ovais com molduras pretas. A Audi também aumentou a paleta de cores do carro, adicionando o Azul Ascari, o Vermelho Progressivo e o Cinzento Daytona com um acabamento mate. Um conjunto de jantes de alumínio preto mate de 19 polegadas é de série, mas está disponível um segundo desenho de jantes que podem ser banhadas em cinzento escuro mate ou preto metálico brilhante.

Depois chegamos ao desempenho. Tal como no modelo anterior, o RS3 2025 tem um motor de cinco cilindros turbo de 2,5 litros com 400 CV e 500 Nm de binário, o que lhe permite atingir os 100 km/h em 3,8 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h. No entanto, não é o motor que é o segredo por detrás do desempenho melhorado do modelo 2025. É o comportamento.

A Audi melhorou o vector de binário e o sistema de distribuição de binário totalmente variável, ao mesmo tempo que fez ajustes no controlo eletrónico de estabilidade, no controlo de binário seletivo das rodas e nos amortecedores adaptativos. Diz-se que o novo RS3 evita a subviragem e vira com mais precisão nas curvas, o que significa que os condutores podem fazer curvas a velocidades elevadas e acelerar mais cedo. A sobreviragem do RS3 também é mais fácil do que nunca.

Foram efetuadas várias alterações no habitáculo. Pode ser equipado com bacquets RS em fibra de carbono, nova iluminação ambiente e costuras contrastantes nos bancos, no apoio de braços central, nos apoios de braços das portas e no volante. A Audi diz que emprega uma equipa de cinco químicos para garantir que todos os materiais selecionados libertam aquele cheiro a carro novo perfeito.

A Audi afirma que o RS3 Sedan e a sua variante Sportback – que mais uma vez não serão oferecidos nos Estados Unidos – chegarão aos concessionários europeus em outubro. Embora a empresa continue a não falar sobre o calendário para uma estreia nos Estados Unidos, as apostas apontam para que o RS3 Sedan entre nos Estados Unidos entre o final de 2024 e o início de 2025.

Ricardo Carvalho

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