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O Audi R8 deixou de ser produzido no ano passado sem um sucessor no horizonte. Embora inicialmente se esperasse que a marca lançasse um supercarro totalmente elétrico, os últimos relatórios sugerem que irá optar pela via híbrida plug-in para a próxima geração do R8, que será baseada na estrutura do Lamborghini Temerario.

O R8 manteve-se em produção entre 2006 e 2024, vendendo um total de 45.949 unidades. A primeira geração estava mecanicamente relacionada com o Lamborghini Gallardo, enquanto a segunda geração era irmã do Huracan. Ambos apresentavam motores V10 naturalmente aspirados, situando-se no topo da gama da Audi Sport.

O grupo motopropulsor eletrificado será alegadamente partilhado com o Temerário, assim como o chassis de alumínio e a eletrónica, escrevendo mais um capítulo na colaboração entre as duas marcas.

O Temerario está equipado com um motor V8 twin-turbo de 4,0 litros e um trio de motores elétricos, gerando um total de 920 CV (677 kW). Além disso, há rumores de que uma versão ainda mais potente está a ser desenvolvida com mais de 1.000 CV.

Estes números fariam do novo R8 o Audi de estrada mais potente e mais rápido alguma vez construído, ultrapassando mesmo o RS E-Tron GT Performance totalmente elétrico.

A fim de diferenciar seu supercarro de seu gêmeo Lamborghini, Audi Sport supostamente se concentrará na usabilidade diária. Nesse contexto, ele poderia ser posicionado como um rival para as versões de ponta do Porsche 911 e Mercedes-AMG GT. Tal como nas gerações anteriores, o R8 apresentará muito provavelmente um design exterior e interior único e poderá ser proposto nas versões Coupé e Spyder.

O R8 de terceira geração será produzido na fábrica de Böllinger Höfe, tal como os seus antecessores. É provável que a Audi Sport também desenvolva versões de competição do novo R8, dando continuidade à herança de desportos motorizados da marca.

 

 

Ricardo Carvalho

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