A Audi desvendou o restyling de meio de ciclo de vida do e-tron, que agora passa a chamar-se Q8 e-tron, inaugurando uma nova sequência de numeração na marca dos anéis. Assim, todos os modelos com número par serão elétricos, enquanto os com número ímpar serão modelos eletrificados.
Outra grande vantagem para este Q8 e-tron é o desempenho de carregamento. Na primeira geração, o e-tron chegava a um máximo de 150 kW de potência de carregamento num carregador rápido DC. Nesta nova geração, é capaz de chegar aos 170 kW. Acontece graças a atualizações no sistema de gestão da bateria. A marca diz que a bateria pode ser carregada de 10 a 80% em 31 minutos.
O motor traseiro também foi melhorado e passa de 12 para 14 bobinas a gerar o campo eletromagnético, aumentando o binário e exigindo menos energia para alimentar esse binário.
A versão de entrada com dois motores (AWD) Q8 55 e-tron vai debitar 402 CV e 665 Nm, o mesmo valor do modelo anterior, ainda que exija menos energia para os produzir. A opção mais potente SQ8 e-tron tem três motores elétricos, sendo que dois estão atrás, que produzem 496 CV e 1018 Nm de binário. Este também passa a contar com a bateria de maior dimensão, mas aqui as autonomias caem para 491 km a carroçaria “normal” e 510 km o Sportback.
A suspensão também foi melhorada. É pneumática, mas foi melhorada e ajustada, tal como a direção, mais rápida e precisa. Lá dentro também há melhorias, com novos acabamentos e materiais reciclados. O início da comercialização arranca em fevereiro do próximo ano.