fbpx




Parecia uma morte anunciada: o Audi Q8 e-tron vai deixar de ser produzido. A notícia foi relatada pela Automotive News Europe. Um porta-voz da Audi confirmou que o modelo sediado em Bruxelas deixará de estar disponível a partir do próximo ano.

Felizmente, o modelo terá um sucessor, embora permaneça um mistério se será baseado na Plataforma Eléctrica Premium (PPE) ou na arquitetura da Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP), como o Audi Q6 e-tron.
O novo modelo será provavelmente produzido no México, mas a partir de 2026, na melhor das hipóteses. Por outro lado, a produção do atual Q8 e-tron em Bruxelas será interrompida no final de fevereiro. A empresa já anunciou este facto ao conselho de empresa e aos sindicatos.

A razão é que as vendas não corresponderam às expectativas, especialmente na China. No entanto, o modelo não está a vender mal na Alemanha: foram registadas pouco menos de 4.200 unidades nos primeiros 10 meses deste ano, e quase 10.000 em todo o ano passado. Estes números fazem deste modelo o segundo automóvel elétrico mais vendido da Audi na Alemanha, depois do Q4 e-tron.

A fábrica de Bruxelas emprega 3.000 pessoas, que construíram cerca de 50.000 carros no ano passado. Entre os problemas registados nas instalações contam-se as dificuldades de modernização devido à sua proximidade da cidade e os elevados custos logísticos. A Audi estava à procura de um comprador para a fábrica. No entanto, as tentativas acabaram por falhar.

O Audi Q8 e-tron foi lançado na primavera de 2019, então como Audi e-tron. Em novembro de 2022, recebeu um facelift e extensas modificações técnicas. Desde então, é conhecido como Q8 e-tron. A base técnica é a plataforma de combustão MLB Evo. Com um comprimento de 4,92 metros, o carro compete com o novo Volvo EX90, o Mercedes-Benz EQS SUV e o BMW iX.

O Audi Q8 e-tron só está disponível em tração integral, com dois ou três motores eléctricos assíncronos (ASM). As baterias utilizadas têm uma capacidade de 95 e 106 kWh. Para além do Q8 e-tron de série, está também disponível o Sportback de estilo coupé.

 

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade