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A segunda geração do Q5 Sportback tem um aspeto mais elegante em comparação com o seu antecessor, sacrificando algum do caráter prático do Q5 normal em favor de um estilo mais desportivo e de uma melhor aerodinâmica.

Visualmente, a grande diferença do Q5 é a linha de tejadilho inclinada, que conduz a uma traseira redesenhada. O Q5 Sportback apresenta um vidro traseiro inclinado, mas mantém os farolins traseiros de largura total, que estão disponíveis com tecnologia digital OLED.

Tanto o acabamento S Line quanto o SQ5 Sportback apresentam entradas de para-choque mais desportivas e um difusor, que são destacados por detalhes em antracite fosco (S Line) e prata fosco (SQ5). A forma mais fácil de distinguir o SQ5 Sportback completo, para além dos emblemas, são os quatro tubos de escape redondos, em contraste com os tubos duplos trapezoidais do S Line mais pequeno.

Curiosamente, a Audi oferece barras de tejadilho opcionais para o SUV coupé, para aqueles que querem expandir as suas capacidades de transporte de carga. A bagageira tem uma capacidade de 515 litros para o Q5 Sportback, que pode aumentar até 1415 litros quando se rebate o banco traseiro. Este último tem menos 58 litros do que o Q5 normal com a forma mais convencional.

O tablier é partilhado com o Q5, incluindo o painel de instrumentos digital de 11,9 polegadas, o sistema de infoentretenimento de 14,5 polegadas e o ecrã opcional de 10,9 polegadas para o passageiro. Em linha com as tendências atuais, a Audi utilizou materiais sustentáveis para os estofos, como a microfibra Cascade e Dinamica, que são “principalmente” feitas de poliéster reciclado.

O Audi Q5 Sportback partilha a sua plataforma de combustão Premium (PPC) com o Q5 e o A5. Na Europa, está disponível exclusivamente com motores híbridos ligeiros a gasolina e a gasóleo no lançamento, embora a gama venha a crescer com mais opções, incluindo um PHEV.
Os motores 2.0 TFSI e 2.0 TDI de entrada de gama geram os dois 204 CV (150 kW), embora o Diesel tenha a vantagem no binário com 400 Nm. Ambos beneficiam do sistema mild-hybrid de 48 volts, que contribui com até 24 CV (18 kW), obtendo energia de uma bateria de 1,7 kWh.

A versão mais potente, o SQ5 Sportback, muda de gasóleo para gasolina na Europa, igualando o modelo com especificações americanas. O V6 TFSI de 3,0 litros, turbo-híbrido e moderado, gera 367 CV (270 kW) e 550 Nm de binário, enviando a potência para as quatro rodas através de uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades.

Ricardo Carvalho

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