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A Audi prepara-se para lançar uma nova variante de acesso para o Q4 e-tron, que provocará uma descida significativa do preço do SUV elétrico. Em Portugal promete ser realmente mais barato até porque vai ser comercializado numa série especial direcionada para um preço muito competitivo.

Comercialmente conhecido como Audi Q4 35 e-tron, estará disponível tanto na carroçaria convencional como na Sportback mais desportiva. Será alimentado por um motor síncrono de excitação permanente (PSM) de 125 kW (170 CV), o que o deixa abaixo do Q4 45 e-tron que chega aos 210 Kw ou 286 CV. E, tal como este último, terá tração traseira.


Outra razão pela qual será também o mais barato da gama, além de ter menos potência, é que utilizará uma bateria diferente da que tinha sido apresentada nas duas primeiras versões do SUV elétrico. Especificamente, a marca anunciou que terá uma capacidade de 55 kWh (52 kWh líquidos), o que é muito menos do que os 82 kWh (77 kWh líquidos) que são propostos até agora.

O melhor de tudo é que será capaz de carregar a 145 kW em corrente contínua (o Q4 45 e-tron carrega a menos 10 kW), atingindo 80% em apenas 25 minutos. E o valor da corrente alternada não foi fornecido nesta primeira informação, mas assumimos que se manterá nos 11 kW.

Tendo em conta todos estes dados, este Q4 35 e-tron terá um desempenho mais modesto. Por exemplo, nos 0-100 km/h serão cumpridos em 9,0 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. Além disso, a sua autonomia será reduzida para 355 quilómetros (mais dez para a carroçaria Sportback), muito longe dos 533 quilómetros da versão seguinte.

Além da adição deste novo motor para o Q4 e-tron, a marca alemã vai aproveitar a oportunidade para incorporar a Audi Application Store for MMI em toda a gama do SUV elétrico. Esta abre um vasto leque de aplicações que podem ser instaladas no seu sistema operativo, tendo mesmo sido anunciada, na Alemanha, uma oferta gratuita de 25 GB de dados para o primeiro ano. O MMI também foi utilizado para melhorar o seu navegador, o que permitirá um planeamento mais preciso das viagens se forem necessários postos de carregamento, e foram adicionadas funções ChatGPT para melhorar o controlo por voz existente.

Ricardo Carvalho

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