Revistacarros

Audi pode acabar com o Q8 e encerrar a fábrica de Bruxelas

O Audi e-tron, agora Q8 e-tron, ajudou a inaugurar a era elétrica do construtor de Ingolstadt, mas parece que o crossover está a vivenciar tempos mais difíceis, já que a Audi confirmou que está “a considerar o fim precoce da produção”.

A empresa diz que a mudança é resultado de um “declínio global nos pedidos de clientes no segmento de classe de luxo elétrico”. A Audi continua a dizer que o Q8 e-tron e o Q8 Sportback e-tron estão a ser afetados por uma “queda intensificada na procura”, que é parcialmente o resultado da introdução de EVs mais novos, como o Q6 e-tron. Esse modelo em particular é mais barato, mais moderno e oferece uma autonomia superior à do Q8 e-tron.

Perante de tudo isto, não é surpreendente saber que a gama Q8 e-tron teve uma “queda acentuada” nos pedidos. Como se isso não fosse suficientemente mau, a Audi afirmou que existem “desafios estruturais de longa data nas instalações de Bruxelas”, onde são fabricados estes veículos. Estes desafios incluem elevados custos de logística e uma disposição da fábrica que é difícil de alterar devido à sua localização perto do centro da cidade.

Embora ambos os modelos estejam a ser cortados, é mais fácil falar do que fazer. Como o fabricante de automóveis explicou, “O Conselho de Administração da Audi Bruxelas informou o Conselho da Empresa da sua intenção de efetuar uma reestruturação do local. Ao declarar esta intenção, inicia-se o processo de informação e consulta, em conformidade com a legislação belga. Neste processo, a direção da fábrica discute com os parceiros sociais responsáveis soluções para a unidade. Isto pode também incluir a cessação das operações se não for encontrada uma alternativa.”

Apesar de parecer que a empresa decidiu acabar com o Q8 e encerrar a fábrica, o CEO da Audi Bruxelas, Volker Germann, sublinhou: “O anúncio … não significa que tenha sido tomada uma decisão”. No entanto, reconheceu: “Esta notícia foi profundamente sentida pelos empregados em Bruxelas e por mim também”.

Exit mobile version